Buscar

vinculo trabalhista

No contexto empresarial muito de questiona sobre a necessidade de registro em carteira para alguns profissionais. A dúvida se instala principalmente com relação a alguns funcionários que prestam serviços sem que haja uma continuidade como por exemplo: garçons, faxineiras, cozinheiras e outros. Escreva um parágrafo mencionado como é possível identificar a necessidade do mencionado registro e não deixe de discorrer sobre o significado de cada um dos requisitos para configuração do vínculo trabalhista.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Apenas com intuito de esclarecer a resposta concisa, respeitarei o limite de um parágrafo exigido pela questão em epígrafe.

A configuração da relação de emprego requer a presença de quatro requisitos: subordinação, habitualidade (ou não-eventualidade), onerosidade e pessoalidade, todos presentes na categoria de profissionais descrita. O requisito sobre o qual se controverte é o da não-eventualidade, que não se confunde com a alegada continuidade, arguida para fins de descaracterização da relação de emprego e somente exigida pela LC 150/15, que trata do trabalho doméstico, que não se adequa ao presente caso, pois naquele, o empregador não pode ser pessoa jurídica ("empresa") e nem possuir finalidade lucrativa. Assim, sendo empregado, há obrigatoriedade de registro (art. 49, da CLT).

1
Dislike0
User badge image

Amanda Marinho

Não sei 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais