Buscar

Quais os SENTIDOS que Weber atribui a "extracotidianeidade"?

💡 2 Respostas

User badge image

Pietra Lassen

Voltamos assim ao tema central do pensamento nietzscheano: a vida. Frente a ela, o extremo da integridade ética está no "sim" incondicional, do qual só é capaz quem sabe "rir" de toda seriedade ascética. A alegria é a chancela do eterno, porque "a dor diz 'passa momento!'/ Mas todo prazer quer eternidade" (ZA, A canção do sonâmbulo). Lembremos da afinidade estabelecida entre a máxima weberiana "Eis-me aqui, não posso fazer de outro modo" e o "eu quero" nietzscheano. Há também um paralelo da diferença. O "não posso" do cientista denota a extrema cotidianeidade que demarca a sua concepção ética, no que Nietzsche talvez visse um excesso de conformismo. Contrariamente, o "eu quero" do artista-filósofo denota a extrema extracotidianeidade que define a sua concepção ética, tendendo, ao juízo de Weber, para o misticismo e o psicologismo (WG, p.285-286 [ESI, 339-40]).

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Em sua tese sobre os tipos de dominação material, Weber descreve 3 tipos, a saber: Dominação Legal, Dominação Tradicional e Dominação Carismática. Sobre está última,Weber utiliza o conceito de extracotidianeidade. A dominação carismãtica é o tipo de poder que tem maior nível de ação , pois atinge pessoas de todos os níveis econômicos, políticos, sociais,culturais.Ela tem um caráter imperativo e autoritário.Transmitem crenças que são aceitas pela fé e requer obediência aos seus dominadores.Em outras palavras, os dominados suportam a autoridade mediante a uma devoção afetiva.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais