Buscar

Qual a diferença entre Circulante e Não Circulante na contabilidade?

Tanto no ativo, quanto no passivo.

💡 26 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Ativo Circulante são todos os tipos de ativos que estão sempre em circulação, fazendo assim como que a economia esteja sempre em movimento. Eles nunca ficam no poder de um mesmo individuo, ou seja, estão sempre mudando de proprietário. O principal ativo circulante que podemos ver nos dias de hoje é o dinheiro em espécie, o qual está sempre circulando e nunca fica estagnado com um único individuo. Em contrapartida, o ativo é circulante são todos os tipos de ativos que não circulam, ou seja, estão guardados em algum lugar ou investidos. Alguns dos principais exemplos de ativos não circulantes são as ações e dinheiro guardado em poupança. Esse tipo de ativo fica parado em um único local, rendendo juros a uma taxa constante ou não e continuam lá de acordo com a vontade do proprietário.

0
Dislike0
User badge image

Priscila Fraga

A diferença está no prazo. Tanto no Ativo quanto no Passivo Circulante estão as contas de maior grau de liquidez, que se esperam realizar (ou liquidar) em até um ano (ou no curso do exercício). No Não-Circulante, de menor grau de liquidez, estão as contas que serão realizadas (ou liquidadas) após um ano ou no exercício seguinte. No Ativo Não-Circulante também se encontram os Investimentos, o Imobilizado e o Intangível.

11
Dislike1
User badge image

Emilio Teixeira

circulante = curto prazo (contas com liquidação menores que 12 meses)

não circulante = longo prazo (contas com liquidação maiores que 12 meses)

5
Dislike0
User badge image

Jessica

As contas circulantes são as primeiras que se encontram no balanço, as que estão se movimentando constantemente. Como por exemplo, no ativo, são: caixa, banco, clientes, etc e no passivo: fornecedores, salários a pagar, etc.

As contas não circulantes, são as realizáveis a longo prazo. Por exemplo, no ativo, pode ser um investimento durável,  imóveis, máquinas e equipamentos ou bens intagíveis... e no passivo, aqueles que demorará mais tempo para ser liquidada, como um empréstimo que levará mais de dois anos para ser pago, ou obrigações tributárias de longo prazo, etc.

3
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais