Buscar

O que é o fetichismo da mercadoria?

A professora explicou, mas quando lí o Capital não consegui identificar o conceito.

💡 38 Respostas

User badge image

Kely Couto

O fetichismo da mercadoria é um conceito fundamental em Marx, quando tratamos de mercadorias, principalmente em meio a torrente midiática a qual estamos espostos. O fetiche (feitiço), se refere ao poder sobrenatural exercido sobre alguem, um objeto do desejo.
 Para Marx o fetichismo da mercadoria, é o fato do produto exercer um controle – sobrenatural até - sobre o comprador. Muito além daquele do valor de uso, ou seja, a finalidade a que se destina o produto. Passando a ser uma possibilidade de satisfazer seus desejos refletidos através do produto.  O comprador vê a mercadoria enquanto um meio para satisfação dos seus desejos de atração, de identidade, de sensualidade, de ascensão social, etc.  Mas uma mercadoria de nada significa para o comsumidor se não houvesse por trás, toda propaganda do fabricante que transmite seus horizontes e valores aos compradores.

57
Dislike3
User badge image

Maxwell Rocha

Fetichismo da mercadoria (pelo que eu entendi o que Marx quis dizer) é o poder que a mercadoria exerce sobre o indivíduo, onde ela passa a dominar as relações, saindo do mero papel de moeda de troca.

13
Dislike0
User badge image

Israelly Morais

Uma dica importante :) -> Lendo o capítulo 3 do livro: Economia Política: uma introdução crítica, de José Paulo Netto e Marcelo Braz, você fica por dentro desta definição e terá o conteúdo na ponta da língua! E respondendo sua dúvida... Fetichismo da mercadoria trata do poder que as mercadorias exercem sobre as pessoas, coisificando as relações entre elas. Uma vez que apenas nos deparamos com elas (tanto o próprio operário como o consumidor) no mercado, não temos a conciencia da dimensão do que a produção das mercadorias reflete em seu produtor.

11
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais