Buscar

Qual é a importância de um dobramento incorreto das proteínas (suas formas secundária, terciária e quaternária) e sua deposição nos tecidos nas doença

💡 2 Respostas

User badge image

tiago vidinha

O dobramento incorreto de proteínas causa perda de sua função, originando doenças como Alzheimer e Parkinson e alguns tipos de câncer com subsequente diminuição da expectativa de vida.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O dobramento incorreto das proteínas é evitado por dois mecanismos distintos, o primeiro evita a formação de dobramentos errados, o segundo promove a degradação e o descarte por parte de um sistema especializado assim como as proteínas citosólicas.


A energia térmica do calor, os extremos de pH que alteram as cargas das cadeias laterais dos aminoácidos e produtos químicos, como o hidrocloreto de guanidina, a ureia em concentrações de 6-8 Mols, podem 'quebrar' as fracas interações não covalentes que estabilizam a conformação nativa da proteína. A desnaturação desses tratamentos faz com que a proteína perca sua conformação nativa e por conseguinte, sua atividade biológica.


Provavelmente o dobramento correto das proteínas está intimamente ligado à ação de uma proteína denominada Chaperonas, um grupo de proteínas encontrados desde um ser procariótico até um eucariótico multicelular como o ser humano e subdividem em duas famílias as: Chaperonas moleculares e as Chaperoninas.

Fonte:

http://professorbolha.blogspot.com/2012/03/o-dobramento-das-proteinas.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais