Buscar

Como variam as medidas de de Pressão Arterial e Frequência Cardíaca antes e depois da realiazação da manobra da Valsalva?

💡 2 Respostas

User badge image

Edvan Carlos Lima

A medida de pressão expiratória máxima (PEmáx) possui algumas contraindicações, pois acredita-se que as respostas obtidas nessa medida são similares às respostas encontradas na manobra de Valsalva (MV). 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A manobra de Valsalva, é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial.


Com pequenas modificações, esta manobra pode ser usada como um teste da função cardíaca e controle nervoso autônomo do coração, ou para 'limpar' os ouvidos (equalizar a pressão) quando a pressão ambiental mudar, como no mergulho ou aviação, ou até mesmo subindo ou descendo uma serra.


Quando o corpo bloqueia a respiração durante um esforço muscular intenso, diminui o fluxo sanguíneo venoso para o coração. A resposta do corpo a isso é acelerar os batimentos cardíacos, elevando a pressão arterial. A intenção principal do corpo é garantir que não falte oxigênio ao cérebro (por isso ficamos vermelhos quando trancamos a respiração durante um exercício).


Os riscos da manobra de Valsalva são muito maiores do que seus benefícios, a menos que você seja um profundo conhecedor de seu próprio organismo. Os exercícios de ciclo respiratório contínuos tendem a ser mais eficientes para o corpo, além de permitir mais tranquilidade na realização dos exercícios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais