Buscar

Quais as medidas de tendência central e de dispersão? Exemplifique

💡 2 Respostas

User badge image

Jefferson Adriano

medida de tendência central é um valor único que tenta descrever as caracteristicas de um conjunto de dados. Indentificando um posição central dentro do conjunto de dados. Algumas medidas de tendência central por exemplo são, a média, moda, mediana que são as mais conhecidas e mais utilizada é a média.

 

a medidas de dispersão são valores que medem a variabilidade dos valores em torno do valor central por exemplo medir a variabilidade em torno da média. Algumas medidas de dispersão são a variância, amplitude total, e coeficiênte de variação são algumas medidas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Estatística. Dentro da estatística existem vários ramos a ser estudados e trabalhados, dentre eles estão as medidas de tendência central e dispersão.


As medidas de posição descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Em qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média.

As principais medidas de posição são a média, a moda e a mediana.


As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média. È fácil demonstrar que apenas a média é insuficiente para descrever um grupo de dados. Dois grupos podem ter a mesma média, mas serem muito diferentes na amplitude de variação de seus dados. Por exemplo, os conjuntos \((5,5,5)\) e \((4,5,6)\) possuem o mesmo valor de média, porém se diferenciam pelas medidas de dispersão.

As principais medidas de dispersão são o desvio padrão, a amplitude e variância.


Portanto, as principais medidas de posição são a média, a moda e a mediana e as principais medidas de dispersão são o desvio padrão, a amplitude e variância.

Fontes:

  • https://www.infoescola.com/estatistica/medidas-de-dispersao/. Acesso em 13 de julho de 2018.
  • http://www.portalaction.com.br/estatistica-basica/22-medidas-de-dispersao. Acesso em 13 de julho de 2018.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais