Buscar

o que é : cronotropismo e inotropismo?

💡 3 Respostas

User badge image

fernandes

Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere. É produzido um rítmo cardíaco em condições não-patológicas, em um grupo de células conhecidas como "nódulo sinusal". Estas células possuem uma proteína de membrana denominadas "canais de cálcio".

Inotropismo é o aumento da força de contração. O prefixo "ino" está relacionado a 'músculo'; 'nervo'; 'tendão', 'fibra muscular', 'fibrina', 'fibra'. Desse modo, podemos conceituar o inotropismo como sendo o poder de influenciar a força de contração muscular.

Inotropismo é a propriedade que tem o coração de se contrair ativamente como um todo único, uma vez estimulada toda a sua musculatura, o que resulta no fenômeno da contração sistólica. Assim, o coração funciona uniformemente, como um sincício. Também o grau de contratilidade pode ser modificado por diversos fatores, intrínsecos e extrínsecos ao coração, com resultante aumento (efeito inotrópico positivo) ou diminuição (efeito inotrópico negativo) da força de contração....

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O cronotropismo, também denominado de automatismo, diz respeito a capacidade de o coração gerar seus próprios estímulos elétricos, independentemente de influências extrínsecas ao órgão. No entanto, o automatismo pode ser modificado por diversos fatores, adaptando a frequência de contração do coração as necessidades fisiológicas ou alterando-se em situações patológicas. Os fatores que exercem influência mais importante sobre o automatismo são a atividade do sistema nervoso autônomo, os íons plasmáticos, a temperatura e a irrigação coronariana. 


Por sua vez, o inotropismo, também conhecimento como contratilidade, é a propriedade que tem o coração de se contrair ativamente como um todo único, uma vez estimulada toda a sua musculatura, o que resulta no fenômeno da contração sistólica. Assim, o coração funciona uniformemente, como um sincício. Também o grau de contratilidade pode ser modificado por diversos fatores, intrínsecos e extrínsecos ao coração, com resultante aumento (efeito inotrópico positivo) ou diminuição (efeito inotrópico negativo) da força de contração. 


Portanto, resume-se que o cronotropismo é a capacidade de o coração gerar seus próprios estímulos elétricos, enquanto que o inotropismo é a propriedade que tem o coração de se contrair ativamente como um todo único.

Fonte: http://www.fm.unb.br/labcor/Pratica1/Pratica1.htm#aut. Acesso em 20 de julho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

Giovana Lemos

Propriedade das células nervosas do sistema cardionector e das fibras musculares cardíacas de gerar estímulos por si própriasAs que têm uma frequência de despolarização mais rápida são as que comandam toda a despolarização (cronos = tempo)Tecido especializado (zona marcapasso)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais