Buscar

Golpe Militar foi revolução ou golpe?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

 A maioria dos golpes de estado são precedidos por uma revolução. Seja do povo, seja das forças armadas. 
E, na maioria absoluta das vezes, o povo, naquele momento, apóia o golpe na esperança de que a situação melhore. 
Mas isso nunca acontece. 
Logo, no caso do Brasil, o que ocorreu em 1964 foi um golpe, pois foi agressivo desde o começo e rapidamente se transformou em uma ditadura. 
E o caso é tão vergonhos que o Exército retirou do seu calendário oficial a comemoração do dia 31 de março, que marca o início da ditadura militar (1964-1985). 

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Enquanto golpe de estado é a mudança de maneira forçada de quem está no poder sem que haja mudanças sociais profundas, uma revolução muda uma nação inteira de modo mais intenso. Definir o que aconteceu em 1964 como golpe militar ou revolução vai da interpretação de cada um. Militares brasileiros chamam o episódio de Revolução de 1964, quando estes acabaram com os partidos políticos e cassaram aqueles que não agiam em favor do povo brasileiro. Por outro lado, muitos brasileiros veem o que aconteceu como um golpe, já que um presidente democraticamente eleito foi retirado do poder e substituído sem que houvessem alterações sociais significativas.   

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais