Buscar

Dilma Obama ouve um barulho alto e rapidamente eleva seus olhos e olha para cima na direção do som. Para executar essa ação ela precisa acionar o músc

💡 1 Resposta

User badge image

vinicius biulchi

Os músculos horizontais dos olhos são o reto medial e o reto lateral. Cada um desses músculos promove apenas um tipo de movimento no plano horizontal, adução ou abdução. O músculo reto medial provoca adução do olho e o músculo reto lateral provoca abdução do olho.

 

Os demais músculos extraoculares são chamados verticais. De acordo com a posição em que se encontra o olho, a contração de cada um dos músculos verticais pode provocar três tipos diferentes de movimentos oculares.

 

Consideremos o músculo reto superior do olho direito. Na posição primária, em que o olho está voltado diretamente em frente, o eixo óptico do olho forma um ângulo de 23 graus com o eixo longitudinal do músculo. Nessa posição, a contração do músculo provocará supradução, adução e inciclodução do olho. Se o olho estiver abduzido num ângulo de 23 graus, o eixo longitudinal do olho coincidirá com o eixo longitudinal do músculo, e a contração deste provocará apenas sua forte supradução. Se o olho estiver aduzido maximamente, a contração do músculo provocará forte inciclodução e adução. Se o olho estiver abduzido num ângulo superior a 23 graus, a contração do músculo provocará supradução, abdução e exciclodução.

 

Consideremos agora o músculo oblíquo superior. A posição da tróclea, que muda a direção do tendão, atua como origem efetiva do músculo. Como olho na posição primária, o tendão do músculo forma um ângulo de 55 graus com o eixo longitudinal do olho num plano horizontal. A contração do músculo provoca infradução, inciclodução e abdução do olho. Se o olho estiver aduzido 55 graus, o seu eixo longitudinal estará paralelo ao eixo do tendão e a contração do músculo provoca forte infradução, desaparecendo as funções inciclodutora e abdutora. Quando o olho estiver abduzido 35 graus, o eixo longitudinal do olho forma um ângulo de 90 graus com o tendão, e a contração do músculo provoca forte inciclodução, além de abdução, desaparecendo a função inciclodutora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais