Buscar

cite os tipos de imunoglobulina que existe no ser humano com sua respectiva funççao.

💡 3 Respostas

User badge image

Rafa Henriques

As imunoglobulinas:

IgD é uma imunoglobulina encontrada na superfície dos linfócitos B, juntamente com algumas das IgM. É provavelmente, um receptor de antígenos. A IgD está em baixos níveis no soro tendo papel duvidoso. Aumenta em infecções crônicas.

IgM corresponde a aproximadamente 10% das imunoglobulinas. É encontrada principalmente no meio intravascular, sendo uma classe de anticorpos precoces produzidos na fase aguda da doença(a primeira feita por uma célula B virgem). Não ultrapassa a placenta, por ser grande, e é a primeira Ig a ser feita pelo feto. É encontrada também na superfície de linfócitos B, realizando função de receptor, sendo boa fixadora do complemento e eficiente em promover a lise de micro-organismos. As IgMs em adultos podem aumentar em casos de Lúpus, Artrite, Tripanosomíase, Mononucleose, etc. IgMs em recém-nascidos superiro a 20ng./dl é uma indicação de que o sistema imune desse feto foi estimulado por algum vírus como rubéola, sífilis, etc.

IgG é a mais versátil das imunoglobulinas, realizando TODAS as funções das moléculas de Igs. É a principal Ig do soro (Cerca de 70-75%), sendo também principal em espaços extravasculares. As IgGs são as únicas que atravessam a placenta. No caso de mecanismos de defesa, nem todas as subclasses de IgG se ligam com eficiência ao sistema complemento, mas é uma boa opsonina: substância que estimula e aumenta a fagocitose. Ela é aumentada em casos de infecções de todos os tipos, doenças hepáticas, desnutrição, artrite, etc.

IgA é a segunda imunoglobulina mais comum no soro, sendo a imunoglobulina das secreções e mucosas (lágrima, saliva, colostro, leite, muco, mucosas do trato respiratório, genito-urinário, etc.), promovendo proteção local contra infecção por vírus ou por bactérias. Normalmente, IgA não fixa complemento, aumentando em cirrose hepática, lúpus eritematoso, artrite reumatóide, etc.

IgE é a imunoglobulina de ligação forte com os receptores de basófilos e mastócitos antes mesmo de haver antígeno circulante, portanto, sendo a menos comum de ser encontrada no soro. Ela está envolvida em reações alérgicas e também participa de combate a helmintos. IgE não fixa complemento.

 

 

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Michele Celestino

obgada!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

CLASSES DE IMUNOGLOBULINAS HUMANAS, SUBCLASSES, TIPOS E SUBTIPOS

    Classes de imunoglobulinas

    As imunoglobulinas podem ser divididas em cinco classes diferentes, com base nas diferenças em seqüências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. Todas a imunoglobulinas de uma mesma classe tem regiões constantes de cadeia pesada muito similares. Essas diferenças podem ser detectadas por estudos de seqüências ou mais comumente por meios sorológicos (i.e. pelo uso de anticorpos dirigidos a essas diferenças).

            IgG – Cadeias pesadas gama
             
            IgM - Cadeias pesadas mu
             
            IgA - Cadeias pesadas alfa
             
            IgD - Cadeias pesadas delta
             
            IgE - Cadeias pesadas épsilon


    Subclasses de imunoglobulinas

    As classes de imunoglobulinas podem ser divididas em subclasses baseadas em pequenas diferenças nas seqüências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. Todas as imunoglobulinas de uma subclasse têm seqüências de aminoácidos de região constante de cadeia pesada muito similares. Novamente essas diferenças são mais comumente detectadas por meios sorológicos.

            Subclasses de IgG

                IgG1 – Cadeias pesadas gama 1

                IgG2 - Cadeias pesadas gama 2

                IgG3 - Cadeias pesadas gama 3

                IgG4 - Cadeias pesadas gama 4

            Subclasses de IgA

                IgA1 - Cadeias pesadas alfa 1

                IgA2 - Cadeias pesadas alfa 2


     

    Tipos de imunoglobulinas

    Imunoglogulinas podem ser também classificadas pelo tipo de cadeia leve que possuem. Tipos de cadeia leve são baseados na diferença de sequência de aminoácidos na região constante da cadeia leve. Essas diferenças são detectadas por meios sorológicos.

            Cadeias leves kappa
             
            Cadeias leves lambda

    Subtipos de imunoglobulina


    As cadeias leves podem ser também divididas em subtipos baseados nas diferenças de sequência de aminoácidos da região constante de cadeia leve.

            Subtipos de lambda

                Lambda 1

                Lambda 2

                Lambda 3

                Lambda 4

fonte:http://www.microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port-chapter4.htm

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais