Buscar

a apoptose é uma ação ativa e controlada da célula.Nela ,os processos mais comuns de apoptose são?

💡 2 Respostas

User badge image

Catarina Castello Branco

Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas...

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O processo de morte celular programada, ou apoptose, é geralmente caracterizado por características morfológicas distintas e mecanismos bioquímicos dependentes de energia. A apoptose é considerada um componente vital de vários processos, incluindo renovação celular normal, desenvolvimento e funcionamento adequados do sistema imunológico, atrofia dependente de hormônios, desenvolvimento embrionário e morte celular induzida por produtos químicos.


O termo apoptose foi usado pela primeira vez em um artigo clássico de Kerr, Wyllie e Currie em 1972 para descrever uma forma morfologicamente distinta de morte celular, embora certos componentes do conceito de apoptose tivessem sido explicitamente descrito muitos anos antes (Kerr et al., 1972; Paweletz, 2001; Kerr, 2002).


Portanto, os processos mais comuns da apoptose são:

Iniciação, regulação genética e mecanismos efetores; Iniciadores da apoptose incluem drogas anticâncer, irradiação gama e ultravioleta, privação de fatores de sobrevivência, como a interleucina-1, e várias outras citocinas que ativam os “receptores da morte”, como Fas e receptores do fator de necrose tumoral. Através de uma variedade de caminhos, esses estímulos, por sua vez, geram um padrão característico de expressão gênica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais