Buscar

Vocês conhecem casos interessantes - nacionais ou internacionais - sobre discussões a respeito dos direitos de personalidade?

Algum caso que tenha chamado atenção pela estranheza, por exemplo? 

💡 2 Respostas

User badge image

Projeto Delegado

Pesquise no Google assim "julgados sobre direitos da personalidade" que irá encontrar

0
Dislike0
User badge image

Jade Vinagre E Lima

Há interessantes casos sobre a discussão acerca dos limites da intervenção do indivíduo no próprio corpo (integridade física), que importem em diminuição permanente da integridade física ou afronta aos bons costumes, e sua colisão com o princípio da dignidade da pessoa humana. Dentro desse rol, encontram-se os amputees-by-choice, que, por rejeitarem um determinado membro, desejam vê-los removidos do próprio corpo - como o caso de dois pacientes do médico Robert Smith, que, na década de 1980, tiveram suas pernas fisicamente saudáveis amputadas, vountariamente, em um hospital na Escócia. O procedimento foi realizado sob a justificativa de que o estado de desespero dos pacientes era tal, que eles realizariam a automutilação caso o cirurgião não interviesse, podendo nessas tentativas, inclusive, causar risco e danos a terceiros. Para mais casos, sugiro a leitura do livro Direitos da Personalidade, de Anderson Schreiber, onde o autor apresenta diversas discussões e exemplos nessa temática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais