Buscar

Quais são as heranças da inquisição para o direito moderno??

💡 1 Resposta

User badge image

Thalita Tortola

Um dos fatos históricos mais controvertidos de todos os tempos, apresenta-se a Inquisição Medieval. Em princípio, essa a cruzada religiosa da Igreja Católica contra os hereges, realizada nos séculos XII e XIII, era uma caça às bruxas e hereges. 

            “Enfoca principalmente as mudanças no direito penal, como precondição necessária para o acontecimento desse fato histórico, associadas aos aspectos políticos e ao contexto social nos quais a inquisição encontrou potenciais aliados para atingir seu apogeu”. 

            A fim de combater eficazmente esses “males” e caracterizá-los como crimes, o sistema penal foi modificado sob a influência da Igreja. Implantou-se um sistema onde dificilmente o acusado escapava sem condenação. 

    Toda a Europa ocidental e as suas colônias presenciaram o desenvolvimento dessa operação judicial, cunhada de Inquisição, sendo que o poder da Igreja atingiu seu apogeu na Baixa Idade Média. Nesse período, até os reis recebiam o seu poder dela e estavam sujeitos a serem excomungados.  

            É evidente que a Inquisição foi criada para combater qualquer contestação aos dogmas da Igreja Católica.  O termo heresia foi utilizado para qualquer manifestação contrária às definições da Igreja. 

No início da Idade Moderna já havia a divisao entre Tribunais Eclesiásticos e Tribunais Seculares. Os tribunais aprisionavam as pessoas, interrogavam-nas, fazendo o possível para que elas confessassem e em seguida eram levadas à condenação. 

As condenações englobavam a execução pelo fogo, banimento, trabalho nas galeras dos navios, prisão e confisco dos bens. No início da Idade Moderna, a Europa vivia um momento de tensão e miséria, que levou ao acirramento da Inquisição. Ela foi utilizada pela nobreza, com muita violência, inclusive nas colônias, demonstrando o seu caráter político.  

            O direito canônico era o único escrito e formalizado durante grande parte do período Medieval. O poder da Igreja refletiu sobre os princípios e na lógica de ordenação do direito laico. 

O julgamento intensivo dos hereges proporcionou uma mudança no sistema penal, quando se passou para um sistema racional do direito, principalmente, no que concerne às provas.  

Antes, no sistema acusatório, a ação penal era desencadeada por uma pessoa privada e o juiz decidiria contra o acusado, sendo que, em caso de dúvida, recorria-se à intervenção divina (o ordálio). Já no processo por inquérito era atribuído ao juízo humano um papel essencial com regras racionais do direito.  

A Igreja teve um papel fundamental nesta transformação, na medida em que proibiu a participação dos clérigos nos ordálios. Assim foi feito, pois o novo sistema se mostrava muito mais eficiente em relação ao combate às heresias e o acusador não tinha responsabilidade alguma em caso de inocência do réu.  

            A tortura foi constantemente empregada pelos juizes e inquisidores, a fim de se obter confissões ou informações. O instrumento mais utilizado era o strappado. No momento em que o acusado era torturado, chamado de auto-de-fé, via-se obrigado a confessar sua culpa e o seu arrependimento. Depois, o condenado era levado a uma praça pública, onde seria executado na fogueira. Se não bastasse, os bens do condenado eram confiscados, a pretexto de custear o processo, e dificilmente os familiares escapavam dos processos. 

            Portanto, constata-se que o direito recebeu uma enorme influencia da Igreja. As mudanças no sistema penal e o processo da Inquisição demonstram a efetiva participação da Igreja Católica na construção do direito penal moderno. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais