Buscar

ola alguém poderia por favor dizer quais foram as principais mudanças do direitos das obrigações do código de 1916 para o atual código civil de 2002 ?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcy Oliveira

algumas das mudanças que acontecerão na vida do cidadão, após a entrada em vigor do novo Código:


Maioridade civil:

- Muda de 21 para 18 anos.


Igualdade entre os sexos:

- É reforçada. Basta conferir a redação do art. 1º, que passa a ser: "toda pessoa é capaz de...". No art. 2° do Código anterior era "todo homem é capaz de direitos e obrigações".

- Igualdade de direitos e deveres para ambos os cônjuges.

- Pai e mãe são equiparados para a concessão da capacidade civil aos filhos, por meio da emancipação. O texto anterior creditava tal função ao pai e, somente na sua falta, à mãe.


Capacidade/Incapacidade civil

- A incapacidade absoluta. Os absolutamente incapazes não podem realizar atos jurídicos com terceiros. Os representantes é que o fazem. A lei mantém como incapazes aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil e ainda os indivíduos que, mesmo transitoriamente, não puderem exprimir sua vontade, como é o caso dos surdos-mudos que não souberem se expressar por meio da linguagem gestual.

- A incapacidade relativa é estendida aos ébrios habituais, aos viciados em tóxicos, aos deficientes mentais e a todos aqueles que tiverem o discernimento reduzido. Vale a possibilidade de manifestação da vontade, de forma plena.

- Diferentemente do texto anterior, a capacidade dos índios passa a ser inteiramente regulada por legislação própria. No texto anterior os índios que vivessem em estado selvagem eram tidos como relativamente incapazes.


Casamento

- O casamento válido poderá se dissolver pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio e ainda quando um deles se tornar permanentemente ausente.

- Fica proibida qualquer discriminação contra os direitos dos filhos havidos fora da relação do casamento ou por adoção, o que já vinha da Constituição Federal.

- Passa a se permitir que as pessoas casadas alterem o regime de bens que regulamenta a propriedade dos bens do casal, sempre que ambos estiverem de acordo e que o juiz autorize tal alteração.

- A expressão "pátrio poder" é substituída por "poder familiar", garantindo assim a igualdade entre o pai e mãe na condução da família e permitindo que os filhos exprimam suas vontades, de forma respeitosa e sempre como forma de verem atendidos os seus interesses dentro das possibilidades de cada caso;


Personalidade Jurídica

- Os territórios, as autarquias e as demais entidades de caráter público, criados em lei, são expressamente incluídos no rol das pessoas jurídicas de direito público.

- O novo texto é mais específico com relação aos objetivos das Fundações, que só poderão ser criadas para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. As fundações com outros fins já existentes podem continuar a funcionar.


Outras mudanças significativas

- Ao contrário do texto anterior, o marido poderá acrescentar a seu nome o sobrenome da mulher, iniciativa anteriormente restrita à mulher.

- A guarda dos filhos, anteriormente concedida à mãe (exceto em casos excepcionais) passa a ser daquele que possuir melhores condições de exercê-la.

- O regime de bens do casamento, que era irrevogável, poderá ser alterado por vontade das partes, mediante decisão judicial (ficará registrada a alteração em cartório para ciência de todos e impedir prejuízo a terceiros).

- Limitação do parentesco colateral até o 4º grau, diferentemente do texto anterior que o estendia até o 6º grau.

- As dívidas do cônjuge, quando superiores à sua meação, não obrigam ao outro cônjuge ou aos herdeiros a por elas se responsabilizar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais