Buscar

queria saber tudo sobre normas juridicas

💡 1 Resposta

User badge image

GabrielAugusto02

Podemos definir norma jurídica como um conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, é responsável por regular a conduta do indivíduo, uma regra de conduta imposta, é a proposição normativa inserida em uma fórmula jurídica (lei, regulamento), garantida pelo Poder Público (Direito Interno) ou pelas organizações internacionais (Direito Internacional). Compõe-se, em sua maioria, de preceito e sanção. Sua principal função é coagir os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada. Tem por objetivo principal a ordem e a paz social e internacional. Desempenha várias funções, que não devem ser confundidas com as finalidades ideais da norma (justiça, segurança, etc.).

A norma jurídica, quando disciplina condutas, se caracteriza pela bilateralidade. Além disso, a norma jurídica prevê uma condição, que ocorrendo, forçosamente, produzirá um efeito jurídico. Desempenha várias funções:

- Função Distributiva

- Função de Defesa Social

- Função Repressiva

- Função Coordenadora

- Função de Garantia e Tutela de Direitos e de Situações

- Função Organizadora

- Função Arrecadadora de Meios

- Função Reparadora

A norma Geral é aplicável a todas as relações jurídicas ou a um conjunto amplo delas. É destinada a todos os cidadãos. Pode se referir a aspectos diversos, quais sejam a dimensão territorial de sua aplicação. Não propõe qualquer tipo de distinção ou diferenciação entre entes de Direito Público. Dentro da norma geral, a norma abstrata é aquela que conduz a análise do caso específico de um indivíduo, analisando – o em suas circunstâncias, em seus detalhes, ou seja, como ocorreu realmente.

A norma jurídica é imperativa, pois contém um comando, uma prescrição, impondo um tipo de conduta que tem de ser observado. Seu caráter imperativo significa imposição de vontade. Conforme explica Paulo Nader, “a norma não imperativa não pode ser jurídica.”.

Coercibilidade é uma qualidade que a norma jurídica tem, de autorizar a utilização da força física para o seu cumprimento, é a possibilidade do uso da coação. A coercibilidade da norma impõe o que o Estado estabelece para administrar e reger o bem comum.

Podem-se classificar os destinatários da norma jurídica em: mediatos, que são os tribunais, órgãos estatais e organismos internacionais; e imediatos, são todas as pessoas que estiverem na situação prevista pela norma.

Na Teoria Pura do Direito, Kelsen visa separar a Ciência do Direito das demais teorias, criando, assim, a teoria pura, sem qualquer influência de outros valores, buscando extrair o verdadeiro conteúdo da ordem jurídica. Conforme afirma Tércio Sampaio Ferraz Jr, “o pensamento de Kelsen seria marcado pela tentativa de conferir à ciência jurídica um método e um objeto próprios, capazes de superar as confusões metodológicas”. Nela, o autor estabelece ser o Direito um conjunto sistemático, que visa normatizar a conduta humana e institui a sanção como fator primordial para que haja distinção entre a Ciência do Direito e as demais ordens sociais. Tentando construir uma estrutura comum a todos os ordenamentos, Kelsen classifica as normas como sendo primárias (quando prescrevem uma sanção) e secundárias (quando prescrevem um comportamento).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais