Buscar

como uma molécula obtém as moléculas de glicose de um polímetro de amido?Como a célula transporta essas moléculas de glicose através da membrana plasm

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Souza

o amido, por ser um polímero de glicose, quando ingerido, sofre a ação da enzima amilase, que o degrada em milhares de moléculas de glicose. Essa glicose é enviada ao fígado e é armazenada em forma de glicogênio. quando o nível de glicogênio tá muito alto ou quando o corpo precisa de glicose, os hepatócitos começam a degradar o glicogênio em glicose através da ação do glucagon, e lançando ela na corrente sanguínea, aumentando a concentração de glicose no sangue. se a concentração de glicose no sangue aumentar demais, o pâncreas começa a produzir insulina, que ajuda a glicose a ir para dentro das células.
6
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A absorção de glicose no intestino requer a intervenção de vários transportadores de glicose, ou seja, proteínas integrais de membrana que medeiam a passagem das moléculas de monossacarídeos de um lado do epitélio para o outro. O modelo que descreve este processo leva em consideração três transportadores chamados SGLUT1, Na + / K + ATPase ( bomba de sódio-potássio ) e GLUT2.

O sódio entra nas células epiteliais através de um simporte Sódio-Glucose, SGLUT1, graças a um gradiente de concentração de glucose arrastando favorável. A diferença de concentração é mantida graças à bomba de sódio / potássio, que constantemente expele íons Na + para fora da célula. A glicose pode então atingir a corrente sanguínea através do GLUT2 sem a necessidade de energia adicional, porque ela se move de acordo com um gradiente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais