Buscar

Quais as fontes utilizadas pelas células para produzir energia ?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulino Gauna Gomes

Produção de energia nas células.

A conversão do que comemos e respiramos em energia para as atividades da vida se dá dentro das células com participação fundamental das mitocôndrias. É isso que vou contar nessa apostila e o que aprenderemos servirá de base para as surpresas que virão mais adiante. Antes, tenho duas coisinhas a dizer. Primeira: a maior parte do que se sabe sobre os processos de troca de energia nas células foi descoberta nos últimos 40 anos e ainda é matéria de muita pesquisa. Segundo: vou fazer muitas simplificações na tentativa de manter meus leitores, pois uma descrição detalhada iria encher esse texto de termos como ubiquinona, citocromo c reduxdase e outros ainda piores. Quem quiser se embrenhar nesses fascinantes detalhes deve ler um bom livro de biologia molecular.

Vou começar falando da molécula mais usada nas trocas de energia que acontecem nas células: o ATP.

O ATP

ATP é a sigla para a Adenosina Tri-Fosfato, que nos livros em português vira Tri Fosfato de Adenosina, mas todo mundo só chama de ATP. Essa molécula foi a engenhosa solução achada pela natureza e pela evolução para compor um sistema simples, rápido e robusto de trocar energia. Em qualquer situação prática, trocas de energia precisam ser feitas de forma organizada para evitar perdas. Para isso, usamos pilhas, baterias, caixas dágua, represas, fios elétricos, enfim, um monte de esquemas para organizar a produção e o transporte da energia da fonte de geração ao consumidor. Nas células, esse gerenciamento é feito com o uso do ATP.

O ATP é como um motoboy que pega a energia do local onde é produzida (as mitocôndrias) e leva para onde ela é requisitada, em outras partes da célula. Agora mesmo, quando você move o dedo para clicar seu mouse, os músculos de seu dedo estão tirando um pouco de energia das moléculas de ATP que estão por perto e usando essa energia para contrair as fibras, produzindo o movimento. O mesmo acontece com qualquer outro processo biológico que use energia - isto é, todos!

A forma como o ATP armazena e cede energia é simples. Veja o esquema da molécula na figura. Ela tem uma base, chamada Adenina, ligada a uma Ribose - o conjunto é o que se chama de Adenosina. Essa adenosina se liga a três moléculas de Fosfato (PO4), daí o nome "trifosfato".

 

O fosfato da ponta do ATP pode se soltar (por hidrólise do ATP) e o resultado é que o ATP vira ADP (Adenosina Di-Fosfato) e o fosfato fica livre. Esse processo libera energia, e essa quantidade de energia liberada é precisamente a requerida para a grande maioria das necessidades biológicas. É claro que isso não é coincidência: é mais um sinal das espertezas da evolução. Os seres primitivos que desenvolveram esse mecanismo tinham uma clara vantagem em relação aos demais e a seleção natural providenciou para que eles tivessem mais descendentes.

2
Dislike0
User badge image

Elenilson Maximino Bernardo

Boa noite! As Fontes de energias que as células utilizam para produzir energia são: Glicose, ácidos graxos, proteinas e aminoácidos. A ordem de degração desses substratos vai depender do estímulo. Por exemplo: quando estamos em repouso nós utilizamos ácidos graxos, quando fazemos uma exercício aeróbio nós utilizamos a glicólise aeróbia. Tudo vai depender da demana energética.

Espero ter ajudado!

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais