Buscar

Método dos deslocamentos

Faça a análise da viga abaixo pelo Método dos deslocamentos, determinando as reações de apoio e os diagramas de esforços solicitantes (Momento Fletor e Esforço Cortante), considere EI constante para toda a estrutura.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O método dos deslocamentos, também conhecido como método da rigidez, é um método de análise de estruturas reticuladas que usa a rigidez dos elementos para formar um sistema de equações, relacionando os deslocamentos com as cargas  que atuam na estrutura. A equação básica do método é:

eqprincipal.gif

Onde:

  • {F} é uma matriz coluna (um vetor) das cargas externas;

  •  [K] é a matriz de rigidez da estrutura;

  • {d}  é a matriz coluna dos deslocamentos.

Para um dado conjunto de cargas externas, o sistema de equações é resolvido calculando-se os deslocamentos. Os esforços nas barras da estrutura são obtidos  com base nos deslocamentos e nas matrizes de rigidez de cada elemento isolado. O método da rigidez é um método muito geral que pode ser aplicado à resolução de qualquer tipo de estrutura reticulada. A análise de uma estrutura pelo método da rigidez pode ser descrita pelas seguintes etapas, conforme GERE e WEAVER (1980):

  1. A descrição da estrutura inclui o tipo de estrutura, a localização dos nós, posições das barras bem como a localização  e tipos de apoios.
  2. Especificação dos tipos de deformação a serem consideradas na análise, tais como deformações por flexão e deformações axiais. Dependendo dos tipos de deformações a serem consideradas, deve ser dado às barras a rigidez  apropriada.
  3. Determinação do número de deslocamentos de nós desconhecidos ou graus de liberdade na estrutura. Há que se proporcionar um número correspondente de vínculos artificiais para produzir a estrutura restringida, na qual todos os deslocamentos de nós são nulos.
  4. Análise da estrutura restringida submetida às cargas. Todas as cargas, exceto aquelas correspondentes a um deslocamento de nó desconhecido, são consideradas como aplicadas à estrutura fixa, sendo avaliadas as várias ações na estrutura. As ações mais importantes a serem determinadas são as ações que correspondem aos deslocamentos desconhecidos. Outras ações de interesse são as ações de extremidade para os membros e as reações nos apoios.
  5. Análise da estrutura restringida por outras causas.
  6. Análise da estrutura restringida para valores unitários dos deslocamentos.
  7. Determinação dos deslocamentos.

A equação de superposição para as ações correspondentes aos deslocamentos na estrutura real é:

eqprincipalcomforcasnodais.gif

,onde {F} representa os esforços nos nós, enquanto que {F0} representa os esforços de imobilização dos nós, devidos aos carregamentos aplicados nas barras. Nesta equação, o vetor {F0} inclui os efeitos de cargas, variações de temperatura, deformações iniciais e deslocamentos de apoio. Quando se resolve a equação de superposição em função dos deslocamentos, o resultado é:

soluceqprinc.gif

  1.  Determinação de ações de extremidade e reações.

Os vetores para as ações de extremidade de membro e reações, respectivamente, na estrutura real são obtidos das seguintes equações de superposição:

solucreac.gif

Quando os vetores {S},{S0} e {d} tiverem sido obtidos, a análise pode ser considerada completa. No próximo artigo desta série, Método dos deslocamentos aplicado a grelhas planas, irei mostrar como este método se aplica a grelhas planas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais