Buscar

18. QUAL A FINALIDADE DO PRINCÍPIO DA PERPETUATIO JURISDICTIONIS?

💡 3 Respostas

User badge image

Janaína Przybulinski

Perpetuação da jurisdição; é o ato que torna a jurisdição perpétua.

significando: “uma vez fixada a competência para uma determinada causa não mais será modificada.”

1
Dislike0
User badge image

Túlio França

Como a Janaína explicou, é o ato que perpetua a jurisdição para resolução da lide, mesmo que venham a acontecer fatos supervenientes na ação, ela se mantém naquela jurisdição. Existem exceções, por ex: supressao do órgão judiciário; e alteração superveniente da competência em razão da matéria ou da hierarquia, por serem espécies de competência absoluta. Por fim, entendo que a finalidade seja de manter a ordem no judiciário e a estabilidade do processo, evitando que processos transitem de um juízo para outro de forma injustificada.
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Segundo este princípio, a competência é determinada no momento de registro ou da distribuição da petição inicial, tornando o juízo prevento para julgamento de causas iguais ou dependentes, bem como fixando qual o juízo será responsável pelo julgamento do processo, do início ao fim, ressalvadas as questões recursais.

Para o princípio, é irrelevante modificações de fato ou de direito posteriores, bem como alteração de regras de competência, admitindo apenas duas exceções: supressão de órgão judiciário ou alteração de competência absoluta.

A finalidade é de proteger as partes no processo de eventuais alterações que pudessem gerar prejuízos, sobretudo quando procedidas de forma ilegal, pessoal e imoral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais