Buscar

Qual a diferença fundamental entre contabilidade social e a teoria econômica?

Esta é uma das perguntas do livro Fundamentos de Economia do Vasconcellos, no capítulo 11.

💡 4 Respostas

User badge image

Luccas Beck Reis

Na verdade é a teoria macroeconômica, rs.

aí vai a explicação!

 

De forma geral, "Contabilidade Social" é definida como uma técnica, similar às dos sistemas convencionais de contabilidade, que se propõe a apresentar uma síntese de informações, cifradas em unidades monetárias, sobre vários tipos de transações econômicas que se verificaram, em determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes do sistema econômico de um país. 
"Macroeconomia" aplica-se ao estudo das relaçoes entre os grandes agregados econômicos, é a teoria da renda, emprego, níveis gerais de preços e moeda, é aquela parte das Ciências Econômicas que estuda as médias globais e os agregados do sistema.Quer isto tudo dizer que a "Contabilidade Social" é uma técnica e a Macroeconomia" uma ciência.

 

espero ter ajudado, abraço!

1
Dislike0
User badge image

Guilherme Andrade

Obrigado pela força. Estava querendo comparar respostas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Analistas econômicos, sempre se preocuparam com a questão da disponibilidade de informações quantitativas que permitissem uma verificação empírica sobre as transações que se realizam entre os vários agentes e setores que interferem no sistema econômico de um país. Estas informações fornecem subsídios para se classificar, interpretar e generalizar, através de modelos teóricos, os fenômenos da realidade econômica. A Contabilidade Social, nesse sentido, consiste em uma forma de mensuração estatística que expressa, de forma sistemática, as transações e inter-relações que constituem as atividades macroeconômicas de uma nação. A contabilidade macroeconômica e a Teoria Macroeconômica tratam, de um modo geral, das mesmas variáveis, como a renda, o produto e o emprego. Não obstante, a contabilidade macroeconômica enfoca as relações contábeis, ao contrário das relações teóricas ou funcionais que possam ser estabelecidas entre aquelas variáveis. Uma relação contábil é uma identidade, ou seja, uma relação que seja verdadeira por definição. Por exemplo, para qualquer período específico de tempo, a poupança pessoal é igual à renda pessoal disponível menos os dispêndios pessoais. Esta é uma relação contábil, e, por conseguinte, por definição, completamente válida. Em contraste, poderá haver apenas uma validez aproximada em uma relação funcional que assevere que, por qualquer período dado de tempo, a poupança pessoal "depende de", ou "seja determinada por" ou, ainda, "seja uma função" da renda pessoal disponível naquele período dado.

 

Fonte: http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-33-num-4-ano-1993-nid-47479/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais