Buscar

cite uma proteína que é estabilizada por pontes dissulfeto

💡 3 Respostas

User badge image

Dayanne Rosa

Geralmente, as proteínas secretadas por células possuem pontes dissulfeto, cuja finalidade principal é estabilizar a estrutura. Um exemplo são as enzimas digestivas secretadas pelo pâncreas, como a tripsina e a quimotripsina. A tripsina possui 6 pontes dissulfeto
0
Dislike0
User badge image

Sávio Brilhante

Outro exemplo seria a queratina,principal constituente do cabelo. As pontes dissulfeto formada por essa proteína são as responsáveis pelo aspecto cacheado de alguns cabelos. A "chapinha" (alisamento) objetiva destruir essas pontes, dando ao cabelo um aspecto mais liso.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um exemplo desse tipo de proteína é a queratina.  A queratina, é uma proteína estrutural das células epiteliais nas camadas mais externas da pele, foi isolada de cabelo, unhas, cascos e penas. A queratina é completamente insolúvel em água fria ou quente; ela não é atacada por enzimas proteolíticas e, portanto, não podem substituir as proteínas da dieta.


A grande estabilidade da queratina resulta das numerosas ligações dissulfuretocistina . A composição de aminoácidos da queratina difere da do colágeno . A cistina pode representar 24% do total de aminoácidos. As cadeias peptídicas da queratina estão dispostas em quantidades aproximadamente iguais de folhas pregueadas paralelas e antiparalelas, nas quais as cadeias peptídicas estão ligadas umas às outras por ligações de hidrogénio entre os grupos carbonilo e imino.


A queratina mais investigada é a queratina do cabelo, particularmente a de lã . Consiste em uma mistura de peptídeos com alto e baixo teor de cistina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais