Buscar

qual a composição de um triglicerol? Que ligação une as moléculas que o compõe a sua principal função ? Onde essas moléculas são armazenadas no corpo

💡 2 Respostas

User badge image

Sávio Brilhante

Os triglicerídeo são ésteres de glicerol com ácidos graxos, usados como principal forma de armazenamento dos ácidos graxos,importantes precursores energéticos. São armazenados especialmente nos adipócitos, mas também estão em pequenas quantidades no fígado.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sob a ótica da química orgânica, um triacilglicerol é o nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool, também conhecido como glicerina) com ácidos, em especial os ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais.


Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar.


Os triglicérides são compostos essencialmente apolares, pois as regiões polares de seus precursores desapareceram na formação das ligações do tipo éster. Devido a isso, eles constituem moléculas muito hidrofóbicas. Eles são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio.

Fonte:

http://www.ahfcolesterol.org/prevencao-e-tratamento/triacilglicerol/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais