Buscar

O QUE SIGNIFICA IN DUBIO PRO OPERARAIO????????

💡 3 Respostas

User badge image

Thalyta Costa

Princípio in dúbio pro operario: Tal princípio é denominado em virtude da existência de mais de um sentido que a lei trata em que a interpretação jurídica de tal lei implica em divergência razoável na sua aplicação. Assim, cabe ao juiz, quando se deparar com a pluriexistência de sentidos da norma, interpretar a norma em favor da parte mais fraca na relação jurídica trabalhista, isto é, o empregado. O mesmo é a interpretação quanto ao processo trabalhista, em que a desigualdade de fato depreende-se na defesa processual do empregado, muitas vezes suprida pelo desnível econômico que o mesmo não possui, consolidando, assim, o ponto importante da atividade judicial, que consiste não na elaboração do silogismo que é a sentença, mas na fixação das premissas que irão presidir àquela (MANUS, 2007, p. 54).
3
Dislike0
User badge image

Déborah Romualdo

Significa que ao analisarmos e interpretarmos uma regra trabalhista e, havendo mais de uma interpretação, que gere dúvida e questionamento quanto a seu sentido e alcance, optar-se pela regra mais favorável ao trabalhador.

2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Também chamado de princípio do in dubio pro misero, determina que havendo dúvidas quanto à aplicação da normas ou condições conflitantes a determinada relação de trabalho, deve se dar aquela que seja mais benéfica ao trabalhador. Quanto do direito processual, se diz que havendo dúvidas na valoração de fatos e provas, a decisão judicial deve ser a mais favorável ao trabalhador, vertente que é criticada por moderna doutrina, que defende a distribuição do ônus da prova de acordo com o Direito e as possibilidades, bem como o empenho na busca da verdade material ou real.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais