Buscar

Qual a diferença entre culpa e dolo?

💡 7 Respostas

User badge image

Estudante PD

Dolo a vontade livre e consciente dirigido a realizar a conduta prevista no tipo penal incriminador. Dolo é uma vontade determinada que como qualquer vontade pressupõe um conhecimento determinado. Formado por elemento intelectual e um volitivo. Elemento Intelectual: A consciência, o agente deve saber exatamente aquilo que faz para que se lhe possa atribuir o resultado a título de dolo. Elemento Volitivo: Vontade. É outro elemento sem o qual se desestrutura o crime doloso. Em Síntese o dolo é a regra, a culpa a exceção. Crime Culposo: A conduta humana voluntária (ação ou omissão) que produz resultado antijurídico não querido, mas previsível e excepcionalmente previsto, que podia, com a devida atenção ser evitado.
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

https://www.passeidireto.com/arquivo/23842202?utm_campaign=android-arquivo&utm_medium=mobile&utm_source=quickmemo+
1
Dislike0
User badge image

Brenda Campos

Quando há o solo é porque houve a intenção, a vontade de cometer tão crime ou infração. No tocante à culpa o que se leva em conta é que a pessoa teve consciência do risco e mesmo assim o fez. Ou seja, não teve a intenção, mas não deixou de fazer mesmo com o risco.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais