Buscar

Fisiologia Vegetal

A importancia da Rhizobium na nutrição mineral das plantas?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

As Bactérias gênero Rhizobium se associam as raízes de vegetais (Fabaceas na sua maioria) e tem a capacidade de fixar Nitrogênio atmosférico na forma orgânica (NH3), e assim as plantas conseguem absorver. Lembrando que essas não são as únicas bactérias que conseguem fixar Nitrogênio atmosférico, algumas cianobactérias também conseguem fazê-lo.

Com o Nitrogênio disponível para os vegetais, eles conseguem produzir moléculas básicas como seus aminoácidos. Uma boa observação a se fazer é que as plantas carnívoras evoluíram para capturar animais pois vivem em solos com baixo teor de nitrogênio fixado, sendo assim elas retiram o nitrogênio dos animais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Rhizobium pode ser definido como um tipo de bactéria gram negativa de solo que fixam o azoto atmosférico. Pertence a um grupo de bactérias fixadoras de nitrogênio coletivamente denominadas rizóbio. Eles vivem em simbiose com certas plantas (como leguminosas ) em sua raiz, após um processo de infecção induzido pela própria planta através da secreção de lectina , que fornece o nitrogênio necessário para a planta viver e é em troca Isso lhe dá abrigo. Mais especificamente, a condição de simbiose é dada pela formação de uma molécula de transporte de oxigênio, equivalente à hemoglobina.Quanto à agricultura, diz-se que é beneficiada, pois causa um aumento significativo do nitrogênio combinado em solos descobertos e que carece disso. Além disso, as leguminosas, uma parte essencial da agricultura, são favorecidas por serem capazes de crescer em áreas onde outras plantas não poderiam. Por outro lado, como o nitrogênio é um dos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, esta simbiose aumenta o nível de fixação do nitrogênio atmosférico, aumentando a produção agrícola. Também beneficia economicamente a agricultura, porque muitas indústrias agrícolas dependem da cultura de leguminosas, o fato de poderem crescer sem fertilizantes nitrogenados torna possível economizar milhões em fertilizantes.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais