Buscar

Durante a decomposição do CaCO3 libertam-se 11,2 l de um gás. Qual é a massa de KOH necessária para reagir com o gás libertado de forma a obter-se um

💡 1 Resposta

User badge image

Leandro Machado

A decomposição térmica de carbonatos gera dióxido de carbono, um óxido de caráter ácido que, quando dissolvido em água, forma ácido carbônico, de acordo com as equações abaixo:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)

Se consideramos que todo o ácido carbônico reage com o KOH (neutralização ácido x base) podemos estabelecer uma relação direta entre o volume de dióxido de carbono e a massa de KOH necessária para a neutralização do ácido carbônico gerado. Veja:

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)

H2CO3(aq) + 2KOH (aq) → K2CO3(aq) + 2H2O

ou, pela soma das duas reações acima:

CO2(g) + H2O(l) +  2KOH(aq) → K2CO3(aq) + 2H2O

Assim, para cada mol de CO2 consumido, serão necessários 2 mols de KOH. Montando a proporção e considerando que o gás tem comportamento ideal e foi recolhido nas CNTP (não há informações na pergunta), e ainda tomando o volume molar como 22,4 L/mol e a massa molar do KOH como 56,1g/mol, podemos estabelecer a seguinte análise dimensional:

m(KOH) =  (2 mol KOH x 56,1 g/mol x 11,2 L) / (1 mol CO2 x 22,4 L/mol) = 56,1 g

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais