Buscar

Descreva a composiçao das biomembranas associando os componentes e suas funçoes especificas?

💡 1 Resposta

User badge image

BETINHO DINIZ

as biomembranas são compostas basicamente por Lipídios, Carboidrato e Proteínas.

Lipídios: São substâncias insolúveis em água e solúvel em solvente orgânico. Há em cerca de 50 moléculas de lipídios para cada molécula de proteína na biomembrana. Temos os fosfolipídios que apresentam a cabeça hidrofílicas e duas caudas hidrofóbicas, sendo assim uma molécula anfipática.A cabeça é composta por um glicerol e a cauda por uma cadeia de carbono. Essa molécula anfipática que dar a caracterização  da membrana ser semi-permeável. 

Proteínas: As proteínas podem se associar ao um lipídio de diversas formas. A proteína intrínseca estão inseridas na bicamada lipídica. As extrínsecas não faz interação com a parte hidrofóbica da membrana. Estas colaboram quanto a solubilidade da membrana.

Carboidrato: São encontrados principalmente na parte não-cintoplasmática. Eles ocupam o espaço relevante na superfície da membrana. Estes permitem a comunicação intercelular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais