Buscar

enumere as etapas das fases pré-eritrocitica e eritrociticas do ciclo biológico das espécie de plasmodio?

parasitas

💡 3 Respostas

User badge image

Brenda Mayara

O ciclo do Plasmodium inicia-se quando o mosquito Anopheles inocula os esporozoítos diretamente na circulação. Eles vão para o fígado e se transformam em criptozoítos. No fim do crescimento, o núcleo do criptozoíto começa a se dividir várias vezes, de forma assexuada. Esse processo resulta em uma forma multinucleada, o esquizonte. Rompe-se o esquizonte e são liberados os merozoítos. Essa etapa completada é denominada esquizogonia pré-eritrocítica e dura entre seis e 16 dias após a inoculação.

Cada merozoíto, liberado na fase anterior, infecta uma hemácia. No interior da hemácia o merozoíto realiza esquizogonia e evolui para trofozoíto. O núcleo do trofozoíto começa a se dividir várias vezes, de forma assexuada, o que resulta em uma forma multinucleada, o esquizonte. O esquizonte rompe-se, liberando merozoítos que podem repetir o processo assexuado ou iniciar o ciclo sexuado. A repetição do ciclo assexuado nas hemácias é denominado ciclo eritrocítico. Nesse caso as esquizogonias se repetem com uma periodicidade que é específica de cada espécie e se relaciona com o ritmo das crises febris.

Já no ciclo sexuado, dá-se a formação de gametócitos masculinos ou femininos, a partir dos merozoítos. Os gametócitos, formados no homem, são ingeridos por um mosquito anofelino, durante a hematofagia. A fecundação ocorre no tubo digestivo do mosquito. A fusão dos gametócitos leva a formação do oocisto, em célula do epitélio intestinal do mosquito. Com a esporulação, ocorre a ruptura do oocistopara dentro da hemocele do mosquito, liberando os esporozoítos. Estes migram para a glândula salivar do mosquito, sendo inoculados no hospedeiro vertebrado, posteriormente 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O plasmodium é um protozoário responsável por uma das doenças mais famosas e mortais que conhecemos, que é a malária. Logo, conhecer o seu ciclo de vida é muito importante para combatê-la.

Estudos revelam que os mosquitos Anopheles contaminados com uma forma inicial do plasmodium chamada de esporozoíto, ao picarem a nossa pele, os inoculam na nossa corrente sanguínea. A partir daí, eles vão em busca do fígado onde parasitam as suas células (hepatócitos) para se transformarem em outra forma chamada esquizonte. Em seguida, por reprodução assexuada, surgem milhares de merozoítos que, então, invadem os eritrócitos do sangue com o intuito de destruí-los.

No interior dos eritrócitos, os merozoítos transformam-se em trofozoítos que passam por um processo de divisão do núcleo para formar novos esquizontes. Por rompimento, o esquizonte gera novos merozoítos que terminam com a destruição do eritrócito.

Portanto, na fase pré-eritrocítica, as etapas são a inoculação de esporozoítos, o parasitismo dos hepatócitos, a formação do esquizonte e a produção de merozoítos. Na fase eritrocítica, as etapas são a formação de trofozoítos, a divisão nuclear para formar esquizontes e o rompimento com liberação de novos merozoítos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais