Buscar

Equidade e analogia podem ser consideradas fontes do Direito Internacional?

💡 2 Respostas

User badge image

Monique Campos

O Estatuto da Corte Internacional em seu art. 38 prevê algumas das fontes do Direito Internacional, no entanto, há previsões esparças. 

São consideradas Fontes do Direito Internacional: 

  1. Convenções;
  2. Costume Internacional;
  3. Princípios Gerais do Direito;
  4. Decisões Judiciais e Doutrinas: que em verdade são meios auxiliares de interpretação (e não é qualquer decisão ou doutrina);
  5. Equidade;
  6. Atos Unilaterais;
  7. Decisões das Organizações Internacionais;

No que diz respeito ao uso da "analogia" há controversas na doutrina a respeito de ser fonte ou não do Direito Internacional. Para a doutrina majoritária a analogia é apenas meio de integração do ordemento jurídico. 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

De acordo com o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ), de 1920, são fontes do Direito Internacional as convenções internacionais, os costumes internacionais e os princípios gerais do Direito. Alguns consideram a doutrina e a jurisprudência meios auxiliares. Não constituem, no entanto, fontes em sentido técnico.

Há também as chamadas novas fontes do Direito Internacional, que são a analogia, a equidade, os atos unilaterais dos Estados, as decisões das organizações internacionais, o jus cogens, e a soft law.

Analogia consiste em aplicar em determinada situação de fato uma norma aplicável em um caso parecido ou semelhante.

A equidade, por sua vez, ocorre nos casos em que a norma não existe ou nos casos em que ela existe, mas não é eficaz para solucionar coerentemente o caso concreto. Aplica-se, desta forma, o justo concreto, em harmonia com as circunstancias e adequação ao caso. Segundo Ferraz Jr., "na falta de norma positiva, é o recurso a uma espécie de intuição, no concreto, das exigências da justiça enquanto igualdade proporcional”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais