Buscar

Quais os efeitos da lei de Regulamentação da Concorrência?

💡 2 Respostas

User badge image

Socorro Moraes

A Lei nº 12.529/2011 introduziu mudanças estruturais no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), composto pelos órgãos responsáveis pela aplicação das normas de Defesa da Concorrência, estabelecendo alterações nos processos tanto de análises de atos de concentração, quanto de investigação de condutas anticompetitivas. Tais alterações tiveram por objetivo principal minimizar os problemas referentes à lentidão e à burocracia dos processos, a análises desenvolvidas por mais de uma instituição e à notificação dos atos de concentração com efeitos pouco representativos no ambiente econômico (LEAL, 2012).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As leis antimonopólio, também conhecidas como "leis de concorrência", são estatutos desenvolvidos pelo governo dos EUA para proteger os consumidores de práticas comerciais predatórias, garantindo a existência de uma concorrência justa em uma economia de mercado aberto. Essas leis evoluíram junto com o mercado, protegendo-se de forma vigilante contra possíveis monopólios e interrupções no fluxo e refluxo produtivo da concorrência.

Suponha que minha empresa opere no Nordeste e sua empresa faça negócios no sudoeste. Se você concordar em ficar fora do meu território, eu não entrarei no seu, e como os custos de fazer negócios são tão altos que as startups não têm chance de competir, ambos temos um monopólio de fato .

Existem três empresas em um setor, e todas as três decidem operar silenciosamente como um cartel . A empresa 1 vencerá o leilão atual , desde que permita que a empresa 2 ganhe a próxima e a empresa 3 ganhe depois. Cada empresa joga este jogo para que todos mantenham a atual participação de mercado e preço, evitando assim a concorrência.

Supressão de Lances : Os concorrentes se abstêm de licitar ou retirar um lance para que o lance de um vencedor designado seja aceito.

Licitação Complementar: Também conhecida como oferta de cobertura ou cortesia, a licitação complementar acontece quando os concorrentes conspiram para enviar propostas inaceitavelmente altas para o comprador, ou incluem disposições especiais no lance que efetivamente anulam as propostas. As licitações complementares são as mais freqüentes dos esquemas de manipulação de licitações e destinam-se a fraudar compradores, criando a ilusão de um genuíno ambiente de licitação competitiva.

Rotação da Proposta: Nas rotações de lances, os concorrentes se revezam como o menor lance em uma variedade de especificações contratuais, como tamanhos e volumes de contratos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais