Buscar

O que é teleologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Ulysses Fernandes

A palavra teologia pode ser definida em primeira instância em seu sentido etimológico como um tratado, estudo sobre Deus. Em seu contexto histórico Homero e Orfeu eram considerados "teólogos por seus poemas e escritos falarem sobre os deuses. Ja no contexto filosófico aristotélico, a ciência era divida em três partes: Física, Matemática e Teologia; sendo a física para tratar do mundo natural, da matemática abordava os números , e a Teologia o Ser que transcende o mundo natural. A teologia no conceito de Aristóteles pode também ser concebida como Metafísica, do grego" meta" (além) e phisys (físico)- além do físico e natural.

Na bíblia temos Paulo que diz  sobre os "oráculos de Deus"(romanos 3.2),no grego 'logía thou Theou'. Os primeiros pais da igreja reconheciam no Apóstolo João como o "Teólogo" pois em seu evangelho e epístolas traziam uma forte evidência, quase que sistemática sobre a divindade da pessoa de Jesus Cristo.

A teologia como conhecemos hoje é fruto da sistematização das principais doutrinas da fé cristã, onde temas como Deus, Trindade, a Hipóstasis de Cristo, doutrinas como inerrância, infalibilidade e inspiração das Sagradas Escrituras, salvação e etc, são abordadas à luz da  bíblia, através do método racional, sistemático e sem dispensar o auxílio do Espírito Santo.

Infelizmente em nossos dias, tem se levanto muitos mestres e doutores dizendo ser teólogos, mas que negam doutrinas fundamnetais da fé cristã, como ressureição de Cristo, o nascimento virginal, ou a criação do éden como  algo literal, doutrina da suficiência das Escrituras, e impõe à esses textos interpretações mitológicas, fantasiosas, o que sem dúvida é uma afronta ao verdadeiro Teísmo cristão, e que também ja é um caso mais da hermêneutica bíblica , da alta crítica, e da apologética cristã. Espero ter esclarecido sua dúvida. abç e paz

1
Dislike2
User badge image

Patrick Lima

Teleologia é a designação para as doutrinas de viés finalistas, que enxergam uma finalidade última que guia a Humanidade, considerando a finalidade​ como o principio explicativo fundamental para a organicidade e prática reformadora de todo o conjunto que a realidade abarca.
1
Dislike0
User badge image

Jonathas Morato da Costa

Olá! Teleologia é o conceito filosófico instaurado nos pensamento Aristotélico de que todas as coisas tendem a um fim último. Exemplificamos isso com os pensamentos Aristótelicos acerca do homem que, segundo o autor, em A Politica e Ética Nicomaqueia, defende que o telos do homem é a eudaimonia, normalmente traduzida por felicidade. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais