Buscar

Defina as caracteristicas principal da economia de mercado

💡 1 Resposta

User badge image

Walter Junior

São principalmente as mesmas caracterísitcas do capitalismo:

- Atividade empresarial visando maximização dos lucros;

- Moeda na plenitudade das suas três funções (meio de troca, reserva de valor e unidade de valor;

- Pouca intervenção do Estado (ou muita , a depender de outros fatores);

- Mercado de trabalho;

- Oferta x demanda em todos os fatores de produção.

A partir do conceito desses pontos que coloquei você pode desenvolver seu conceito, senão, procurar um livro de Keynes, ou algum cássico e buscar uma definção.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma economia de mercado é um sistema econômico no qual as decisões econômicas e o preço de bens e serviços são guiados unicamente pelas interações agregadas dos cidadãos e empresas de um país. Há pouca intervenção do governo ou planejamento central. Isso é o oposto de uma economia centralmente planejada , na qual as decisões do governo direcionam a maioria dos aspectos da atividade econômica de um país.

As economias de mercado trabalham com a suposição de que forças como oferta e demanda são os melhores determinantes do bem-estar agregado. Seguidores rigorosos da teoria raramente se envolvem em intervenções do governo, como fixação de preços , cotas de licençase subsídios da indústria. Os proponentes teóricos argumentam que os planejadores centrais não poderiam reunir e analisar informações suficientes para tomar a decisão econômica ideal para todos os participantes. Em vez disso, cada pessoa racional com informação perfeita e livre-arbítrio deve ser capaz de maximizar seu bem-estar, dado o conjunto de opções com as quais ele é apresentado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais