Buscar

estruturas abertas e fechadas da glicose e frutose e suas formas D, L e Alfa e Beta.

💡 2 Respostas

User badge image

Jose Joaquim Raposo Neto

glicose é açúcar redutor , então é um poliálcool aldólico. portanto a ciclização se dá em forma de piranose (semelhante ao anel do pirano) que ocorre entre os carbonos 1 e 5 na projeção de Fischer. não da pra sair decorando qual conformação é o d e qual é o l , é preciso q saiba uma pra saber as outras. quanto ao alfa e beta , basta saber se o grupo oxidrila do C2 é coplanar ao C6(aquele que não participa do ciclo) caso seja é configuração beta , caso não é alfa , ....isso falando em projeção de Haworth . Fischer é usada na representação das estruturas não ciclizadas. a frutose é a mesma coisa , só q forma furanose e vc tem de saber que é um poliálcool cetônico.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A D-Glicose é um monossacarídeo (aldo-hexose), sólido cristalino, solúvel em água e doce no paladar. D-glicose existe como seus anômeros alfa e beta.


Devido à presença de um grupo carbonilo livre (–CHO), está reduzindo sua natureza e reduz os reagentes de Fehling e Benedict ao óxido cuproso (Cu2O), um precipitado amarelo ao vermelho tijolo. Nesta reação, os íons cúpricos (Cu ++) dos reagentes de Fehling e Benedict são reduzidos a íons cuprosos (Cu +) e o grupo aldeído (–CHO) da D-glicose é oxidado ao grupo carboxílico (–COOH). D-glicose também é conhecida como 'dextrose', uma vez que é dextrógiro.


Na vida - no sangue e no interior das células de plantas e animais - a maior parte da glicose consiste em moléculas moldadas em um anel (na verdade, uma figura de 6 lados, um hexágono) que pode ser desenhada com este formato bastante simples:


Note que há um átomo de oxigênio que faz parte do anel, e que há linhas simples desenhadas compondo o resto do anel, e uma seção saindo para um lado. Essas linhas representam átomos de carbono e grupos -H e -OH, a maioria dos quais foi deixada de fora por simplicidade. Às vezes, os detalhes de apenas alguns desses grupos -H e -OH são desenhados em uma extremidade (ou em ambas as extremidades). Isso ocorre porque a orientação desses grupos altera ligeiramente a química da molécula, de modo que as moléculas resultantes recebem nomes diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais