Buscar

qual a importância da mielina e do no do de revier no axonio neoral

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A Bainha de Mielina é uma capa de tecido adiposo que protege as células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o resto do seu corpo.


Tem a mesma composição das membranas celulares, ou seja, 70% de lípides e 30% de proteínas, com alta concentração de colesterol e fosfolípedes na sua composição. A mielina do SNC é produzida por células chamadas oligondendrócitos e sua produção é iniciada a partir de estímulos de outras células do SNC, os astrócitos.


Os prolongamentos dos neurônios formam as fibras nervosas que,em conjunto, constituirão os nervos, vias de transmissão dos impulsos nervosos.Geralmente, cada fibra nervosa é constituída pelo prolongamento do neurônio (axônio ou dentrito) envolvido e protegido pela bainha de mielina, uma bainha lipídica, produzida pelas células de Schwann (ou gliócitos do SNP), que a envolve externamente.


A bainha é descontínua, pois se interrompe em intervalos REGULARES, formando os NÓDULOS DE RANVIER (ou nós neurofibrosos), regiões limites entre uma célula de Schwann e outra.''' A bainha é uma camada isolante em torno do neurônio, o que vai permitir uma transmissão mais rápida. Numa fibra mielinizada, o impulso se propaga saltando em sequência, pelos nódulos de Ranvier (regiões não mielinizadas).

1
Dislike0
User badge image

Larissa Carvalho

Ambos garantem propagação rápida dos impulsos nervosos. No axônio neuronal com mielina, o impulso nervoso, em vez de se propagar de forma contínua, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para outro. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais