Buscar

Qual a ordem de funcionamento básico para o processamento de informações no sistema nervoso? O qie é aferencia e eferencia

Dúvida em uma questão de FISIOLOGIA HUMANA!! Alguem me ajuda??

💡 3 Respostas

User badge image

Yasmim Fontes Marinho

Dentre alguns, existem 2 tipos de neurotransmissores no corpo humano, os aferentes e eferentes, ondes os neurotransmissores Aferentes são o que enviam a informação (toque, sensibilidade, estímulo) para o sistema nervoso central, onde lá irá processar a informção/estímulo e dar a resposta ao corpo, de acordo com o estímulo dado, "quem" levará esse estímulo/informação processada, são os neurotranmissores Eferentes que responderão o estímulo pela sensação condizente.  exemplo: Maria recebe um estímulo no seu braço com a ponta de uma tesoura, os neurotransmissores AFERENTES levam esta informação para o sistema nervoso, no qual o SNC interpreta o tipo do estímulo e responde, levando a DOR ao LOCAL do estímulo, onde esse estímulo é levado pelos neurotransmissores EFERENTES.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Manoel

No sistema nervoso Autônomo, ocorrem as sinapses, que através do estímulo nervoso cria-se um potencial de ação estimulando o neurônio pré glanglionar ou aferente a liberar hormônios, como acetilcolina (colinergicos) ou noradrenalina(adrenergicos) na fenda sinaptica para o neurônio pós glanglionar, ou eferente.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema nervoso é composto de todas as células nervosas em seu corpo. É através do sistema nervoso que nos comunicamos com o mundo exterior e, ao mesmo tempo, muitos mecanismos dentro do nosso corpo são controlados. O sistema nervoso coleta informações através de nossos sentidos, processa as informações e desencadeia reações, como fazer com que seus músculos se movam ou causem dor.


Os processos metabólicos também são controlados pelo sistema nervoso. Existem muitos bilhões de células nervosas , também chamadas de neurônios , no sistema nervoso . As extensões mais curtas atuam como antenas: recebem sinais de, por exemplo, outros neurônios e os transmitem ao corpo celular. Os sinais são então passados ​​através de uma longa extensão (o axônio ), que pode ter até um metro de comprimento.


O sistema nervoso tem duas partes, chamadas de sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, devido à sua localização no corpo. O sistema nervoso central (SNC) inclui os nervos do cérebro e da medula espinhal . Está contido com segurança dentro do crânio e do canal vertebral da coluna vertebral . Todos os outros nervos do corpo fazem parte do sistema nervoso periférico (SNP). Independentemente de onde eles estão no corpo, uma distinção também pode ser feita entre o sistema nervoso voluntário e involuntário .


O sistema nervoso voluntário ( sistema nervoso somático ) controla todas as coisas de que estamos conscientes e que podemos influenciar conscientemente, como mover nossos braços , pernas e outras partes do corpo. O sistema nervoso involuntário ( sistema nervoso vegetativo ou autônomo ) regula os processos no corpo que não podemos influenciar conscientemente. É constantemente ativo, regulando coisas como respiração, batimentos cardíacos e processos metabólicos.


Ele faz isso recebendo sinais do cérebro e passando-os para o corpo. Ele também pode enviar sinais na outra direção - do corpo para o cérebro,  fornecendo ao seu cérebro informações sobre o quão cheia sua bexiga está ou com que rapidez o seu coração está batendo, por exemplo. O sistema nervoso involuntário pode reagir rapidamente a mudanças, alterando processos no corpo para se adaptar. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais