Buscar

porque a glicina não possui isomero ?

💡 3 Respostas

User badge image

Ticianne Martins

Por que sua cadeia lateral só é uma molécula de hidrogênio
2
Dislike0
User badge image

Ticianne Martins

Pq sua cadeia lateral é formado apenas por H
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A isomeria óptica estuda o comportamento das moléculas ao receberem um feixe de luz polarizada. Algumas dessas moléculas têm a capacidade de desviar o feixe de luz, o que as caracteriza como opticamente ativas. Quando o plano da luz é desviado para a direita, é chamado de isômero dextrogiro e quando o plano é desviado pra esquerda, chamado de isômero levógero. Os isômeros possuem a mesma fórmula molecular, mas apresentam atividade óptica oposta e pode, resumidamente, ser identificado caso a molécula tenha um carbono quiral, ou seja, um carbono em que seus 4 ligantes sejam diferentes entre si. De todos os aminoácidos, o único que não possui isômero é a glicina.


Para entender o motivo da glicina não possuir isômero é importante lembrar que para apresentar isomeria, uma molécula precisa ter um carbono quiral, ou seja, que tenha 4 ligantes diferentes entre si. Ao observar a molécula da glicina (figura abaixo) é possível perceber que não há carbonos quirais. Um de seus carbonos está ligado a dois hidrogênios, o que gera um plano se simetria.


 A glicina não apresenta carbonos assimétricos (quiral), dessa forma, não possui isômeros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais