Buscar

Explique o motivo pelo qual a configuração espacial de um carboidrato pode interferir no seu processo absortivo.

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Souza

O carboidrato possui diferentes conformações espaciais, cada conformação sera quebrada por diferentes enzimas, o que define sua absorção.

O início da digestão dos carboidratos acontece na boca. A enzima ptialina (também chamada de amilase salivar) é secretada pelas glândulas salivares.

Esta enzima quebra as ligações alfa-1→4 do carboidrato, entre elas esta as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos.

Porém a amilase não consegue quebrar todas as ligações do carboidrato, assim ele deve ser enviado para o intestino onde ocorre a maior parte da digestão de carboidratos (duodeno) .

Na superficie do epitelio do intestino há as enzimas sacarase (quebra as ligações alfa e beta 1→2), lactase (fornece glicose) e isomaltase (quebra as ligações alfa 1→6 da isomaltose), que atuam na quebra até chegar aos monossacarídeos dos seguintes substratos: sacarose, lactose e isomaltose.

Após todas as etapas da digestão, encontramos os seguintes monossacarídeos:glicose,frutose e galactose, que podem ser absorvidos pelo enterócito. 

Cada parte do carboidrato é degradado em diferentes regiões devido sua estrutura, cada ligação é degradada por diferentes enzimas. 

Devido as diferentes ligções do carboidrato que gera suas conformações espaciais , cada enzima especifica em regiões distintas realizarão a absorção deste composto. 

 

2
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor Santos

Devido as diferentes ligções do carboidrato que gera suas conformações espaciais, cada enzima especifica em regiões distintas realizarão a absorção deste composto.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos que os açúcares epímeros são carboidratos que diferem na configuração espacial do grupo hidroxila de apenas um átomo de carbono. Ex: galactose e manose são epímeros da glicose respectivamente no C4 e C2.


Tais isômeros são designados de D ou L em relação à configuração espacial do grupo OH do carbono assimétrico mais distante da carbonila.


Os enantiômeros apresentam o mesmo ponto de fusão, ebulição, propriedades de solubilidade, porém apresentam atividade ótica diferente, ou seja, giram o plano da luz polarizada no sentido horário (dextrógero) ou no sentido anti-horário (levógero).


A celulose é o carboidrato mais abundante na natureza. Possui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada por ligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano.

Fonte:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe5-IAD/carboidratos

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/carboidratos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais