Buscar

DEFINIR O TERMO MIOLOGIA E DESCREVER AS FUNÇÕES DOS MÚSCULOS:

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel Carvalho

HUUUM

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Miologia: parte da anatomia responsável por estudar os músculos e seus anexos. Por definição, músculo é uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, em outras palavras, é  capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo.

As funções dos músculos são:

Movimentação do corpo: movimentos globais do corpo, como andar e correr.


Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.


Regulação do Volume dos Órgãos: a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.


Movimento de Substâncias dentro do Corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Esse tipo de músculo também pode mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. 


Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais