Buscar

quem tem material sobre verbos de movimento

💡 1 Resposta

User badge image

Vanessa Liscano Pagliaro

Quando falamos em regência dos verbos, temos sempre em mente a relação que se estabelece entre os distintos verbos dos quais fazemos uso e os complementos que os sucedem. Dessa forma, no intuito de praticarmos efetivamente nossa competência linguística, devemos, necessariamente, compreender como se dá tal relação.

Nesse sentido, de modo a ampliarmos essa habilidade, ocupemo-nos em verificar alguns pressupostos referentes aos verbos cujo sentido se atém ora à estaticidade, ora ao movimento. Vejamos, pois, com se manifesta a regência que a eles podemos atribuir:

Os verbos que indicam movimentos, expressos por “chegar, ir, voltar”, entre outros, sempre regem a preposição “a”. Vejamos alguns exemplos:

Chegamos ao colégio muito tarde.

Voltamos ao cinema, mas não o encontramos.

Já os verbos que indicam sentido estático, ora representados por “morar, residir, ficar”, entre outros, regem a preposição “em”. Constatemos alguns casos:

Moramos na Rua das Acácias.

Ficamos em casa durante todo o final de semana.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais