Buscar

Quais são as estruturas anatômicas de uma articulação sinovial?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Souza

Articulação Sinovial

A Articulação Sinovial ou também conhecida como Propriamente Dita é aquela onde sua função além da união de dois ossos é possibilitar que essa se movimente. Entre as superfícies articulares está um fluido, o líquido sinovial.Essa articulação e composta por várias estruturas:

Capsula articular: envolve as extremidades dos ossos, a porção mais externa é a membrana fibrosa que serve para proteção e a parte mais interna é a membrana sinovial que tem como função produzir liquido sinovial.

Cavidade articula: delimitada pela capsula articular e preenchida pelo líquido sinovial.(figura5)

Cartilagem articular: formada por tecido conjuntivo catilaginoso hialino, reveste as extremidades de contado entre ossos, ela diminui o atrito entre eles è nutrida pelo líquido sinovial já que é desprovida de vascularização.

Líquido sinovial: como descrito anteriormente ele é produzido pela membrana sinovial, nutri e faz retirada de catabolítos da cartilagem articular,além de lubrificar as superfícies articulares(preenche cavidade)

Ligamentos: ajudam na fixação dos ossos e pemite movimentações "dirigidas" .Podem ser capsulares, extracapsulares e intra capsulares.

Discos e meniscos: formados por fibrocartilagens localizados entre superfícies articulares tendo como função amortecer as pressões sofridas sobre a articulação aumentando congruência entre as superfícies. Exemplo de presença de disco é na articulação temporomandibular e o menisco encontrado na articulação do joelho.

 

Lábios: presente em superfíces articulares concavas, são formados de fibrocartilagem, sua função é aprofundar a cavidade e evitar fraturas nas bordas.Eles podem ser do tipo glenoidal encontrado na articulação escapulumeral e acetabular pesente na coxo-femoral.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As articulações sinoviais são aquelas que definidas pelo encontro de osso com osso. Elas visam garantir a articulação do membro fornecendo um grande ângulo de movimentação e a fluidez para isso, presentes na maioria das articulações de nosso corpo. Podemos citar como exemplos de articulação sinovial o joelho, ombro e cotovelo. Recebem esse nome pela presença da bolsa sinovial e seu líquido, que existem para diminuir o atrito e por consequência o desgaste osso a osso (mesmo assim é comum com o avanço da idade surgirem efeitos de degaste). Elas são constituídas por: duas extremidades ósseas, sinóvia, cartilagem e cápsula articular.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais