Buscar

qual o trajeto correto da pequena circulação do coração ?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Carvalho

A circulação pulmonar ou pequena circulação se inicia no ventrículo direito, passa pela artéria pulmonar (sangue rico em CO2), chega aos pulmões e volta pelas veias pulmonares (sangue rico em O2) terminando no átrio esquerdo.

1
Dislike0
User badge image

Edelice Silva

muito obg
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A passagem ininterrupta de um líquido num circuito tubular fechado exige a presença de uma bomba em algum ponto desse circuito. No caso da circulação do sangue, há dois circuitos diferentes: o pulmonar e o sistêmico. A pequena circulação se estabelece entre o coração e os pulmões.  A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão aos respectivos pulmões. Uma vez dentro dos pulmões, ambas se dividem em tantos ramos quantos são os lobos pulmonares; depois uma posterior subdivisão ao nível dos lóbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar. Aos capilares, fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artérias e se lançam na aurícula esquerda. A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado de anidrido carbônico (sangue venoso). As veias pulmonares contêm, contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais