Buscar

Descreva os processos de: A) Transcrição B) Tradução

💡 1 Resposta

User badge image

Gábata Gomes

O processo de transcrição tem seu início quando fatores estimulantes da transcrião atuam sobre a RNA polimerase, fazendo com que a mesma encontre a sequência TATA do dna, se fixe nesta sequência e comece a polimerizar a sequência de nucleotídeos do gene que está sendo transcrito.

Ao término da transcrião, ainda no núcleo, o RNA recém sintetizado é chamado de RNAhn(heterogênio nuclear) e este, possui tanto sequências codificantes que são chamadas de Éxons, quanto sequencias não codificantes que são denominadas de Íntrons. Porém, para ser sintetiada uma proteína, este RNA deve ter em toda a sua estrutura, sequencias codificantes. Sendo assim, entra em cena o RNAsn(small nuclear), que  juntamente com proteínas, realiza um processo chamado de Splicing, onde serão retirados os Íntrons e unidos os Éxons. Depois desse evento, o RNA passa ser denominado de RNA mensageiro e estará ápto a codificar proteínas no citoplasma.

No citoplasma, ocorre o evento da tradução, onde a subunidade menor do riossomo fixa-se a sequencia AUG iniciadora do RNA e recebe o RNA transportador que traz o anti codon e o primeiro aminoácido(metionina) e apartir daí, a subunidade menor se acopla a maior e o ribossomo começa a percorrer todo o gene e a cada codon, recebendo um RNA transportador que trará um anticodon específico e um aminoáciodo.

O processo de tradução termina quando o ribossomo encontra uma das sequencias finalizadoras que podem ser: UAA, UGA ou AUG e quando isso ocorre, as duas subunidades se soltam, lierando a proteína resultante da polimerização dos aminoácidos.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais