Buscar

Segundo Jean Bodin expõe as funções do Estado Moderno no Século​ XI?

💡 2 Respostas

User badge image

Maykonn Raffá

Não sei

0
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Até os séculos finais da Idade Média o poder era desconcentrado, dividido entre senhores feudais e as chamadas comunas.

Nos anos finais da Idade Média, a crise do feudalismo deu origem a movimentos que culminaram com o surgimento de monarquias absolutistas, e, consequentemente, com a maior concentração do poder.

Tal movimento é o responsável pelo nascimento do Estado Moderno, que contrapunha as peculiaridades do Estado Medieval.

Nas monarquias absolutistas surgiram novos sistemas. Pela primeira vez, aparece a ideia de soberania; é criada uma estrutura burocrática administrativa; leis gerais; é criado um sistema tributário; idioma nacional; moeda unificada; força militar para proteger e manter a soberania nacional e a ordem.

Jean Bodin foi um teórico francês do século XVI que defendia o Estado absolutista. Para ele, o Estado deveria concentrar o poder nas mãos de um monarca, concentração essa necessária para a consolidação do Estado Moderno.

Para ele, o poder deveria ser absoluto e ilimitado. A explicação para isso seria de que tal prerrogativa seria advinda de Deus. Bodin sustentava que o rei deveria possuir poder supremo sobre os súditos, respeitando apenas o direito de propriedade dos mesmos. Sustentava também que seu poder deveria ser absoluto e perpétuo.

A função precípua do Estado Moderno era manter a ordem, respeitar a "vontade divina", primar pelo respeito a propriedade, e proteger e manter a soberania nacional.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais