Buscar

Relaçao en6tre as forças contextuais da Psicologia

💡 2 Respostas

User badge image

ana gabriela

Uma ciência como a psicologia não se desenvolve no vazio, sujeita apenas às influências internas.Por fazer parte de uma cultura mais ampla, a psicologia também sofre influência das forças externas, que dão forma à sua natureza e direção.Para entender a história da psicologia, é necessário analisar o contexto em que a disciplina evoluiu, as idéias predominantes na ciênciae cultura da época,ou seja, o Zeitgeist ou ambiente cultural do período além de examinar as forças sociais,econômicas e políticas existentes.

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Para entender a história da Psicologia, faz-se necessário analisar o contexto onde a disciplina evolui, quais são as ideias em evidência na ciência e no ambiente cultural e intelectual da época. A psicologia não está sujeita apenas as influências internas, mas externas. É bastante relevante saber em que contexto histórico surgiram as principais teorias, os principais métodos, as mais diversas abordagens da Psicologia. Para que ideias e ações floresçam e tornem-se práticas culturais é necessário um contexto favorável. São alguns exemplos de forças contextuais na Psicologia: oportunidades advindas da economia (explicando o surgimento do pragmatismo da Psicologia Aplicada, mostrando-se útil na solução de problemas sociais, industriais,  educacionais); crescimento da Psicologia nos EUA (exilio de psicólogos judeus na segunda guerra mundial); construção teórica da Psicologia tendo como pano de fundo as guerras mundiais ( as guerras e a agressividade humana tornaram-se temas de análise de teóricos como  Sigmund Freud, Eric Fromm e Winnicott).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais