Buscar

Vale a pena investir numa HP 50g para quem está iniciando Eng Civil agora e "crú" em cálculo?

Pessoal, estarei iniciando Eng Civil (2014/2) e tenho lido muito sobre a utilização dessa calculadora, principalmente entre os alunos de engenharia. O fato de muitos possuírem esse modelo proporciona um aprendizado mais rápido de suas funções e facilita a troca de informações entre os alunos pois caso tenha alguma dúvida, os colegas poderão ajudar. Outro fator é o preço, em torno de R$ 300,00, enquanto uma TI Nspire CAS está uns R$ 800,00.... uma baita diferença. 

De fato, vale a pena comprar uma 50g agora e já ir aprendendo suas funções, ela vai realmente ajudar? Ou ela não é tão necessária e  poderei enfrentar o curso com minha velha de guerra Sharp 501-W? Ou ainda, devo sim economizar um pouco mais e comprar uma Texas Nspire? Desde já obrigado pelas respostas.

💡 64 Respostas

User badge image

Renato Camilo

Amigo, penso que a 50g deve ser utilizada desde o primeiro dia do teu curso. 
Como disse o Luccas.. ela é mágica! Vai te ajudar a ganhar pelo menos 30% de tempo nas provas.. 
A vantagem de comprá-la cedo é que vc vai dominá-la mais cedo e quando vc realmente precisar dela.. ela estará lá, dominadinha.

Por exemplo, nao existe fazer iterações sem uma HP ou excel.. 
O problema é que em matérias iniciais (cálculo, etc.) muitos professores nao deixam utilizar justamente pela função gráfica (magnífica) dela. Mas quando nao puder usa-la.. manda uma cássio mesmo (que vc provavelmente já tem).
Ou seja, compra logo! 
Abraço! boa sorte!

15
Dislike3
User badge image

Rodrigo Baltuilhe dos Santos

Paulo, tive minha primeira HP em 1998. Foi uma HP48-GX, com meros 128Kb de RAM mas algo fenomenal.
Na época cursava 4o. ano de Eng. Civil e foi de grande auxílio possuir uma calculadora que era praticamente um computador de mão.
Ela possui uma linguagem própria de programação que facilita resolver zeros de função, pontos de máximo, mínimo, e outras coisas bastando para isso entender as funções da calculadora.
Realmente era uma calculadora fantástica para a faculdade. A possuo (e USO) até hoje. Claro que com o tempo ela foi ficando ultrapassada e a lerdeza perto de uma planilha Excel a fizeram ficar meio deixada de lado, pois é um projeto de 1993.
Mas a HP50G é um projeto mais recente, mas muito similar ao antigo das HP48, com o diferencial da velocidade estar bem maior. Tenho uma também! :)
Outra diferença reside nas novas funções para resolver problemas de cálculo e que agora os números foram 'divididos' em vários conjuntos. Há o conjunto dos reais, dos inteiros e dos complexos. Ela trabalha com a matemática baseada em cada um destes, e há funções específicas para cada um deles, ainda que as funções básicas funcionem para todos.
Afirmo que esta calculadora é um marco para quem usa outros modelos, principalmente se você fizer um 'esforço' e tentar se habituar a realizar as contas usando a interface RPN (Reverse Polish Notation).
As calculadoras HP possuiam esta diferença e só quem tinha uma HP conseguia fazer contas nelas. :)
A HP50G possui outro método de entrada, bastante similar aos das Casio, mas ainda possibilita trocar pro modo RPN. Recomendo tentar entender como este funciona pois fica muito mais rápido fazer contas usando esta ideia do que a da matemática tradicional, te afirmo! :)
Bom, tirando o devaneio que pareceu este meu 'depoimento' sobre HP acredito que seria uma excelente opção de calculadora para utilizar sim desde o primeiro ano de sua faculdade. Se já se decidiu por ela, parabéns. Se decidiu-se por outra, tal como as Texas Instruments, acredito que possa ter feito uma boa opção também.
Ah, para não cometer um equívoco fácil de se cometer hoje... a HP Prime, lançamento da HP, calculadora colorida, linda mesmo, com vários aparatos novos, NÃO é a substituta da HP50G, ok? Ela é uma calculadora voltada para estudantes, mas não tem o mesmo poder de cálculo das 50G, apesar do processador ser MUITO mais rápido comparativamente à 50G. A forma como trabalha com variáveis também é bem diferente da 50G. Para não ficar dúvidas do que estou falando... eu também tenho uma Prime! :)
Enfim... como dá para perceber sou meio 'suspeito' sob a ótica da marca, já que sou praticamente um 'tarado' pelas calculadoras HP :) Espero poder ter ajudado a formar alguma opinião! :) Abraços!

4
Dislike0
User badge image

Vicente Luchi

Antes de comprar a calculadora, recomendo com força dar uma conferida no wolframalpha.com (e no aplicativo pra android, que é excelente). Tenho usado o app pra conferir os exercícios de Cálculo e outras tantas dúvidas. Tem sido extremamente útil.

4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais