Buscar

se colocarmos células sanguíneas no interior de um tubo contendo àgua,o que acontecerá com essas células 15 minutos depois?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Souza

Se colocar celulas sanguineas no interior de um tubo contendo água ocorrerá um fenomeno denominado osmose, este fenomeno consiste na entrada da água na celula devido a diferença de concentrações do meio intracelular e extracelular. 

como o meio extracelular é menos concentrado em relação ao meio intracelular a água entrará na célula por osmose, se a célula em questão for de origem animal ocorrerá a plasmaptise (lise celular) que é o rompimento celular devido a grande entrada de água.

No caso da célula vegetal, a parede celular possui carcteristica um pouco mais elástica e muito forte, resistindo a pressão osmótica, assim esta membrana este absorve água e incha, fazendo a célula aumentar, recebendo o nome de turgência.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sangue é um tecido líquido composto por plaquetas, células da série vermelha e série branca. A hemácia faz parte da série vermelha do sangue e tem a forma de um disco bicôncavo, sua principal função é transportar gases (tanto oxigênio quanto gás carbônico).


Em um meio hipotônico como a água, ou seja, no caso da concentração de solutos ser menor que no interior das células, a água tende a entrar na célula por osmose. Caso não haja regulação deste processo, a célula vai abosrver água até que ocorra rompimento da célula. No caso das hemácias, o processo de rompimento chama-se hemólise.


Ao colocar hemácias no interior de um tubo contendo água, após 15 minutos, as células terão sofrido hemólise, ou seja, rompimento da célula, visto que a concentração de solutos na água é menor que a concentração de solutos no interior da hemácia, assim, a água tende a entrar na hemácia por osmose até causar seu rompimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais