Buscar

sobre volumetria de complexação 2 ?

pode - se determinar o teor ( %) de calcio no leite atraves de analise complexometrico pela titulação com edta . Se pesarmos 0,50 g de leite em pó e titularmos com edta 0,010 mol/L. Qual a porcentagem de Ca2+ apresenta o leite se gasto de edta foi de 13 , 6 ml ?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

* Cálculo da quantidade em mols de Ca2+:
V(EDTA) L * M ( EDTA ) =>

0,0136 * 0,010 => 0,000136 mols de Ca2+


* Cálculo da quantidade em gramas de Ca2+ :


mols Ca2+ * Massa atômica Ca 


0,000136 *40,078 => 0,00545 g


Por fim , porcentagem (%) de Ca2+:


%=  ( massa g Ca2+ / amostra ) * 100


% = ( 0,00545 / 0,50 ) * 100


%= 0,0109 * 100


%= 1,09 g de Ca2+

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O EDTA decompõe-se na presença de agentes oxidantes fortes, como soluções de Cr (VI) e de Ce (IV) a quente, mas seus complexos metálicos são mais resistentes. O EDTA pode ser obtido com alta pureza, na forma do ácido propriamente dito ou na forma do sal dissódico dihidratado. As duas formas possuem alta massa molar, mas o sal dissódico tem a vantagem de ser mais facilmente solúvel em água. O comportamento de tais indicadores é tanto complicado pelo fato de que a sua cor depende do pH da solução. Eles podem reagir com os íons H+, assim como o fazem com o cátion, apresentando um comportamento análogo ao de um indicador ácido-base. Para que o indicador aja eficientemente na prática, é necessário que a estabilidade do complexo metal-indicador seja menor do que a estabilidade do complexo metal-EDTA. Se isso não ocorrer, o EDTA não conseguirá deslocar o metal do complexo com o indicador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais