Buscar

avaliacao de basquetebol

💡 2 Respostas

User badge image

Yago Henrique

 
 
 
 
 
 
 
 
 

BASQUETEBOL

7 ano do Ensino Fundamental

Vídeos

Basquetebol

Aula 1

 

Parte inicial: 15 minutos

 

Observação:

Chegada dos alunos e organização geral da aula.

 

> Chamada e bate-papo:

 

- Conversa sobre o trabalho que foi realizado no 6o. ano, com o início da aprendizagem das modalidades esportivas dentro de suas particularidades, fazendo uma rápida revisão sobre o conceito de “capacidade de jogo” e os diversos fundamentos técnicos aprendidos.

 

- Drible de "progressão" (utilizado para sair de uma zona congestionada e avançar no campo), lembrando-se da importância da diminuição da altura da bola para dribles mais ágeis, e o drible de "proteção"  (que serve para encontrar possibilidades de passe e garantir a posse de bola, em que o jogador tende a proteger a bola com o corpo, por conta da proximidade do adversário).

- Pé de apoio.

- Passe de peito, picado ou quicado, de ombro e de cabeça.

- Bandeja.

- Arremesso (de peito e oficial).

 

> Alongamento.

 

Parte Principal: 30 minutos

 

> Exercícios em duplas (um de cada lado da quadra) de habilidades motoras específicas da modalidade, ou seja, o desenvolvimento dos fundamentos, principalmente, drible ou bate-bola, pé de apoio, tipos de passes e arremesso.

 

Observação:

Filmes sobre a modalidade podem ser muito significativos para o aprendizado. Especialmente vídeos em câmera lenta, interessantes para a análise de movimentos.

 

Sugestões de exercícios para revisão dos fundamentos (inclusive com combinações):

 

- Bater a bola ao lado do corpo (drible ou bate-bola) até o meio da quadra (utilizando ambas as mãos e não apenas a predominante) e, posteriormente, realizar um passe de peito para o colega.

- Bater a bola em velocidade até determinado ponto, parar, simular drible (com diminuição da altura da bola) em adversário imaginário. Em seguida, realizar a passada e a bandeja. Por último, dominar a bola (após a própria bandeja) e realizar um arremesso (em tabela imaginária).

- Bater a bola até determinado ponto, realizar o pé de apoio, protegendo a bola de um adversário imaginário. Realizar um pequeno giro (diminuindo a altura da bola para mais agilidade) e seguir em velocidade, atravessando praticamente toda a quadra, até o colega. Em seguida, realizar mudança de direção, ainda em velocidade, e retornar até o meio da quadra. Por último, chegando ao meio, mais uma mudança de direção, voltando-se à dupla, e realização de um passe de picado, de ombro e/ou de cabeça.

 

Observação:

Verificar documento complementar “Pedagogias do Esporte”. Visite “Textos & Artigos” em “Atividades” no site 

 

Parte Final: 5 minutos

 

> Bate-papo:

 

- Relembrando a importância dos fatores "qualidade" e "quantidade" nos treinos e da evolução técnica necessária.

 

Observação:

Os alunos são dispensados 5 minutos antes do sinal, para a higiene pessoal, hidratação e um retorno tranqüilo à sala de aula.

 

>>>

 

Basquetebol

Aula 2, 3 e 4

 

Parte inicial: 15 minutos

 

> Chamada e bate-papo:

 

- Divisão de equipes mistas (com aproximadamente 5 integrantes) para desenvolvimento das próximas aulas e interclasses.

 

> Alongamento.

 

Parte Principal: 25 minutos

 

> Prática da modalidade: quadra inteira, com ênfase no cumprimento das regras e particularidades básicas (revisando questões técnicas).

 

Observação:

Sequência de 3 aulas de 50 minutos com as 6 equipes (mistas) realizando 3 jogos ao todo, com aproximadamente 12 minutos cada.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais