Buscar

diferencie estruturalmente celulose, amido e glicogenio

💡 2 Respostas

User badge image

Rayane Melo

Amido, celulose e glicogênio são tipos de carboidratos, ou açúcares, e são compostos por cadeias de glicose com variações estruturais e, de acordo com essa variação, é dada sua função:

  • Amido: É um carboidrato de reserva energética nos tecidos vegetais. A maioria das células vegetais tem a capacidade de sintetizá-lo. São moléculas bem hidratadas devido a grande quantidade de grupos hidroxilas expostos que formam ligações com moléculas de água. Os monômeros de glicose podem ser dois tipos de polímeros: a amilose e amilopectina. A amilose possui uma cadeia longa de resíduos de D-glicose, com ligações glicosídicas (α1 → 4). O peso molecular de cada cadeia pode variar de centenas a milhares de resíduos, não é específico e não é uma cadeia ramificada, diferente da amilopectina que possui muitas ramificações. Na amilopectina estão presentes as ligações glicosídicas (α1 → 4), porém nos pontos de ramificações, que ocorrem de 20 a 34 resíduos, temos ligações (α1 → 6). Esta é a cadeia menos hidrossolúvel deste carboidrato. Juntas, estas cadeias de amilopectina e amilose formam os grânulos de amido.
  • Celulose: É o carboidrato mais abundante na natureza. Possuifunção estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular. Semelhante ao amido e ao glicogênio em composição, a celulose também é um polímero de glicose, mas formada porligações tipo b (1,4). Este tipo de ligação glicosídica confere á molécula uma estrutura espacial muito linear, que forma fibras insolúveis em água e não digeríveis pelo ser humano. 
  • Glicogênio:  é o principal carboidrato de armazenamento energético nas células animais.  É a forma como a glicose é estocada no organismo para futuras necessidades energéticas. Ele é encontrado no fígado, podendo constituir até 7% do peso, glicogênio hepático; e no músculo esquelético, glicogênio muscular. O glicogênio é sintetizado quando os níveis de glicose no sangue são altos e a demanda energética é menor. Este processo é chamado de glicogênese. Ele é um polímero ramificado que se forma a partir de unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas (α1→4) e entre as ramificações as ligações (α1→6). A cada 6 a 8 resíduos de glicose surgem as ramificações. Por ser altamente ramificado, sua estrutura não forma hélice. 
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, é importante o conhecimento de três estruturas:

  • A celulose é um polímero de cadeia longa composto de um só monômero (no caso, a glicose), ou seja, é um homopolissacarídeo;
    • É um Polímero linear de resíduos de glicose ligados por ligações $\beta$ (1→4).
  • O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. Na verdade é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, e ligeiramente diferentes:
    • amilose corresponde a um polímero de cadeia normal com mais de 1000 moléculas de α-glicose unidas por meio de uma ligação α(1→4) glicosídica e está presente na proporção de 20 a 30%; e
    • amilopectina é constituída por cadeias longas e muito ramificadas de unidades de α-glicose unidas entre a ligação α(1→4) glicosídica. A ramificação é resultado de ligações cruzadas entre o carbono número 1 de uma unidade de glicose e o carbono número 6 de outra unidade (ligação α(1→6) glicosídica). A amilopectina corresponde aos 70 a 80% restantes do amido.
    • Sua molécula pode ser representada pela figura a seguir, onde $n$ varia de 60 mil a 1 milhão de unidades.
    • É também considerado um polímero de condensação, pois na sua formação ocorre a condensação das moléculas de α-glicose com eliminação de água.
  • O glicogênio é, também, um homopolissacarídeo, composto por monômeros de glicose;
    • Tem estrutura semelhante à amilopectina, mas o glicogênio é mais ramificado (pontos de ramificações ocorrem a cada 8-14 resíduos). Portanto, também tem ligações α(1→4) e α(1→6).

Portanto, estruturalmente, diferenciamos os três assim:

  • A celulose é um polímero linear de resíduos de glicose ligados por ligações $\beta$ (1→4);
  • O amido é um polímero natural formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose; e
  • O glicogênio é um polímero ramificado parecido com a amilopectina, tendo ligações α(1→4) e α(1→6), mas sendo mais ramificado.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais